Espaço de debate, crônica crítica do cotidiano político paraense e de afirmação dos pressupostos de construção de um Pará e Brasil Democrático e Socialista!

Editor: José Trindade



segunda-feira, 14 de março de 2011

O Retorno para UFPA após Governo

Por José Trindade

Nos últimos quatro anos estive dedicado a atividades no Governo Estadual, experiência da maior importância e rica para um professor universitário. O retorno à UFPA se dá em meio as excelentes expectativas de desenvolvimento do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) e melhor ainda do bom desempenho do Programa de Pós-graduação em Economia (PPGE).

Vale lembrar que fruto da ação das recentes gerações de economistas é que foi possível implantar o Programa de Pós-graduação em Economia e, aos poucos, se estabelecer uma dinâmica de debate sobre a economia amazônica, juntamente com outros Centros e Núcleos das UFPA e de outras Universidades Regionais.

A relação do atual PPGE com o Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) é intensa, sendo que não poucos professores do programa passaram pelo mestrado e, eventualmente, doutorado daquele Núcleo de excelência. Do mesmo modo a Pós-graduação de Economia tem estreitado laços com o Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) e com o Programa de Pós-graduação em Geografia (PPG).

Nosso retorno a Faculdade de Economia também se reveste das melhores expectativas, seja pela reorganização do curso, com o Projeto Político-Pedagógico devidamente estruturado e aprovado junto a Pro-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG), com grade curricular atualizada e um corpo de professores estimulados, muitos recém-egressos do doutorado.

Assim como retornamos com grande expectativa de atuar pela qualidade do ensino de graduação e fortalecer a pós-graduação, também objetivamos desenvolver pesquisa que aprofunde a compreensão da dinâmica de ocupação capitalista na Amazônia, inclusive sob os aspectos da análise do Estado e dos mecanismos de financiamento do mesmo.  

Contribuir com novas expectativas são as nossas expectativas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário