Espaço de debate, crônica crítica do cotidiano político paraense e de afirmação dos pressupostos de construção de um Pará e Brasil Democrático e Socialista!

Editor: José Trindade



quarta-feira, 23 de março de 2011

Doutoramento Honoris causa: Universidade de Coimbra vai distinguir Lula da Silva no final deste mês

Luiz Inácio Lula da Silva recebe no final deste mês o mais alto título atribuído pela Universidade de Coimbra. O antigo presidente do Brasil será doutor honoris causa por proposta da Faculdade de Direito. A presidenta Dilma Rousseff também deverá estar presente na cerimônia.

Sem formação acadêmica, Lula da Silva exerceu o cargo de presidente entre 2003 e 2011, um período de forte crescimento e afirmação internacional do país. Foi, em 2009, considerado “homem do ano” pelos jornais Le Monde e El País e, de acordo com o jornal britânico Financial Times, foi uma das 50 pessoas que moldaram a década pelo seu "charme e habilidade política" e também por ser "o líder mais popular da história do país". No Fórum Econômico Mundial de 2010, realizado em Davos (Suíça), recebeu a distinção inédita de Estadista Global, pela sua atuação no meio ambiente, erradicação da pobreza, redistribuição de riqueza e ações em outros sectores com vista à melhoria das condições mundiais.

O título de honoris causa da Universidade de Coimbra será mais uma homenagem ao co-fundador do Partido dos Trabalhadores, que já foi condecorado pela Organização das Nações Unidas pela projetos de luta contra a fome e desnutrição infantil. Ainda este mês, Lula da Silva irá receber o 3.oºPrémio Liberdade Cortes de Cádiz, em Espanha, pela luta contra a pobreza e exclusão social, e será um dos homenageados da primeira edição do Prêmio Mikhail Gorbachev, oferecido pela Fundação Gorbachev pelo 80.o aniversário do ex-líder soviético.

Lula da Silva terá sido convidado para receber a mais alta distinção da Universidade de Coimbra quando ainda era presidente, mas decidira que só a aceitaria quando abandonasse o cargo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário