Nesta sexta (25/03) tivemos a defesa da dissertação de mestrado do Wesley Oliveira, o qual tive a grata oportunidade de orientar e conviver nos últimos dois anos. A dissertação intitulada "O debate sobre o desenvolvimento da Amazônia no período 1946-66 e sua relação com a ideologia desenvolvimentista brasileira", marca a retomada, no âmbito do Curso de Economia, e inicia na Pós-graduação de Economia, de uma temática que há muito temos falta: a análise histórica e econômica do desenvolvimento regional desde uma base metodológica centrada no chamado "longo curso histórico".
Segundo o texto do próprio Wesley: " ...a discussão sobre o desenvolvimento na Amazônia e sua relação com o ciclo ideológico desenvolvimentista nacional no período 1946/66...requer o entendimento dos acontecimentos amazônicos como parte da influência do desenrolar nacional do debate sobre desenvolvimento, ações e planos daí decorrentes".
A análise econômica não está, obviamente, descurada dos aspectos políticos e culturais que conformam o desenvolvimento amazônico, em suas diferentes localidades estaduais (paraense, amazonense, acreano...), como ressalta o autor "cabe aprofundar mais a análise do discurso dos atores envolvidos nos debates". Do mesmo modo, como o necessário conhecimento da história econômica amazônica nos dota de capacidade para não repetir os erros, ou, o que parece mais razoável, construir as resistências sociais criticas aos erros de uma elite que em diferentes períodos dessas história foi incapaz de construir um projeto regional.
Está de parabéns o Programa de Pós-graduação em Economia, construção necessária para o desenvolvimento paraense e amazônico.
Discentes da Pós-graduação e Graduação assistem a defesa. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário