Espaço de debate, crônica crítica do cotidiano político paraense e de afirmação dos pressupostos de construção de um Pará e Brasil Democrático e Socialista!

Editor: José Trindade



sábado, 11 de setembro de 2010

FEDERAÇÃO NACIONAL DAS DOMÉSTICAS CONDENA PRECONCEITO NO PROGRAMA DE JATENE

A presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores Domésticos, Creuza Oliveira, manifestou indignação ao ouvir o programa de rádio da coligação Juntos com o Povo, do candidato do PSDB, Simão Jatene. O candidato usa de forma preconceituosa uma personagem identificada como uma empregada doméstica para tentar atingir a candidata Ana Júlia Carepa (PT), da coligação Acelera Pará. A entidade avalia acionar Jatene judicialmente por assédio moral. Centrais sindicais também reagiram contra o preconceito.

“Eu considero que isso é um grande desrespeito. As trabalhadoras domésticas no Brasil são 8 milhões. São votantes que elegem presidente, deputados, senadores, governadores, todas essas categorias de políticos que tão aí, para defender direitos do cidadão e da cidadã. Então não pode haver nenhum candidato discriminando essa categoria. Ao contrário, ele teria é que apresentar um programa de governo para a categoria”.

O preconceito do programa indignou a líder nacional das domésticas: “Muitos desses políticos estão agora no poder porque tiveram uma trabalhadora doméstica dentro de sua casa, limpando suas sujeiras, fazendo comida para seus filhos, os levando à escola, porque a categoria das empregadas domésticas  também contribui para educação, saúde, o inteiro bem estar da sociedade e constrói essa sociedade. Então, a doméstica tem que ser respeitada tanto quanto qualquer outra categoria”, reagiu Creuza.

A presidente da Federação destacou ainda que, se ficar configurada a falta de respeito com a profissão de diarista no programa, o caso poderá ir para os tribunais. “Ele merece até um processo por discriminação, assédio moral”, ressalta Creuza.

O quadro preconceituoso do programa de Jatene também foi criticado por representantes de outras categorias de trabalhadores. “Isso demonstra total falta de compromisso com a mulher. Eles (os tucanos) não têm política para a mulher e tratam com discriminação os trabalhadores e trabalhadoras domésticas, profissionais que merecem todo o nosso respeito”, disse a presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Pará, Mirian Andrade.

O presidente da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), Marco Fontelles, também reagiu com indignação contra o programa de Jatene. “É um absurdo uma pessoa querer ter vitória na vida pública pisando em trabalhadores e trabalhadoras de forma tão desrespeitosa. Nós condenamos tratamento desse tipo, mostrando diaristas de forma negativa”.


Fonte: http://www.anajulia13.com.br.

2 comentários:

  1. Absurdo!
    Mas não se espantem! Isso é típico de tucano, que se julga de uma elite privilegiada e tal.
    Preconceito é coisa do passado, assim como o governo tucano! É Ana Júlia e Dilma pra depenar os tucanos!

    ResponderExcluir
  2. Vamos dar uma resposta a altura, em breve disponível no you tube a resposta da diarista, pra destruis de vez a arrogancia e o preconceito, aceleraaaaa.

    ResponderExcluir