Espaço de debate, crônica crítica do cotidiano político paraense e de afirmação dos pressupostos de construção de um Pará e Brasil Democrático e Socialista!

Editor: José Trindade



quarta-feira, 29 de setembro de 2010

ANA JÚLIA APRESENTA PLANOS E CRITICA “PESCARIA DE NÚMEROS” DE JATENE

Ana Júlia (PT), candidata à reeleição ao governo do Pará,  saiu tranquila do debate na TV Liberal no final da noite de ontem e animada pela onda vermelha  para a vitória nas urnas, no próximo domingo.  Atacada pelos três adversários que foram ao debate, Ana Júlia foi a única que conseguiu mostrar propostas concretas para continuar mudando o modelo extrativista do estado, além de desmontar o que chamou de “pescaria de números” do adversário Simão Jatene (PSDB), que segundo Ana Júlia, tenta confundir o eleitor com dados imprecisos.
Ana Júlia disse,  ao final do debate, que  cumpriu suas promessas do atual mandato, não prometerá milagres, mas adiantou que dará continuidade às profundas transformações econômicas e sociais que tem feito,  apoiada pelo governo federal.
Ela agradeceu aos apoios que tem recebido: “Chegamos até aqui graças ao apoio que tenho recebido do povo em todos os lugares por onde eu ando”, disse, explicando ainda que é motivada pela população que teve sua vida melhorada em seu governo, e citou exemplos. “Tive a felicidade de conhecer a Edilene,  que me apresentou o seu bebê,  David,  que foi salvo pela UCI neonatal em Castanhal, a Aline, que conseguiu emprego graças ao Bolsa Trabalho”.
Ana Júlia lembrou ainda que  deu oportunidade para que os policiais recebam gratificação de 40% por dedicação em tempo integral, bateu recorde de empregos, entre outras melhorias. “Fizemos mais do que prometemos e faremos muito mais, com o seu apoio”, disse.
O debate de ontem foi o último a ser realizado antes das eleições de 1º turno. O programa foi intermediado pelo jornalista José Raimundo e teve duração de duas horas, iniciando às 22h45. O debate foi retransmitido pelo Portal ORM.
O candidato Domingos Juvenil (PMDB) perguntou a Ana Júlia como ela resolverá o déficit habitacional. Arquiteta, a candidata explicou que fará 80 mil moradias em seu próximo mandato, e que seu governo atual tem três frentes de ação no setor. “Estamos investindo e priorizando projetos habitacionais com saneamento básico, onde as pessoas possam viver melhor.  “Entregamos 8 mil casa e mais 27 mil sendo construídas. No PAC do Pará temos quase R$ 3 bilhões garantidos para fazer 80 mil casas”, disse. “Nós praticamente dobramos os recursos para habitação no nosso governo, mas precisamos também criar  um sistema que melhore o acesso da população às habitações”, afirmou Ana Júlia.
No segundo bloco, Jatene dirigiu sua pergunta para Ana Júlia. Ele tentou desmentir que deixou déficit orçamentário em seu governo. Ana foi direta na resposta:  “Além do déficit, não tinha viaturas, equipamentos, coletes e a polícia usava armamentos que apreendia com bandidos”, disse a candidata. “Claro que ainda temos problemas de segurança no estado, mas investimos 67% a mais em segurança. O Pará precisa dar continuidade a essas transformações, para deixarmos de ser um estado meramente exportador. Por isso, candidato, vamos continuar transformando, vamos fazer  muito mais, como a fábrica de chocolates de Medicilândia e o maior pólo de biodiesel do mundo”, afirmou.
Quando dirigiu sua pergunta à Jatene, Ana Júlia lembrou que o governo tucano foi marcado por privatizações e arrocho salarial para os servidores, que acumularam mais de 70% de perdas. Jatene negou e em vez de responder a privatização da Celpa, disse que Ana Júlia quer privatizar a Cosanpa, o que Ana Júlia jamais cogitou. “Não fizemos acordo e somos contra a venda da Cosanpa. (Quanto aos servidores) demos ganho real não só para aqueles que ganham salário mínimo, mas níveis médio e superior, auxílio- alimentação e gratificação a vários setores.
No quarto bloco, Jatene voltou a se dirigir à Ana Júlia. Ele disse que ela “usa” imagens do presidente Lula  e afirmou que conseguiria trazer a Copa para o Pará, como se a decisão pelas localidades que receberão os jogos de 2014 fossem do presidente, e não da Fifa.
“O Pará fez um dos maiores projetos, mas fomos injustiçados pela Fifa. Mas o Pará está sendo beneficiado pelas obras que seriam feitas pela Copa, como a melhoria viária. As obras do Ação Metrópole  estão sendo feitas. Ganso não foi convocado para a Copa, foi uma injustiça e não achamos que ele seja culpado por isso”, disse. Ana Júlia disse ainda, sobre sua parceria com Lula: “O Pará esperava há anos que o Tocantins voltasse a ser navegável.  Foi agora, no governo Lula, que conseguimos. Antes de eu assumir,  fui com o presidente Lula dizer  que não podíamos continuar sem navegação no rio. Agora vamos distribuir o tráfego pesado das rodovias, criando um sistema de transporte integrado. Nossos rios são nossas estradas também. Lula assinou várias ordens de serviços para pavimentação da Transamazônica e já temos também a  Santarém-Cuiabá”, disse.
Ana Júlia frisou ainda que não entende como um grupo que governou o estado por 12 anos não tenha conseguido fazer obras tão importantes, como ela conseguiu com Lula. “A parceria com o governo federal é essencial ao estado. Não seria possível termos já aqui o maior pólo de biodiesel do mundo, não poderíamos ter a siderúrgica sem essa parceria. Aliás, siderúrgica que  tinha sido perdida pelo governo anterior para o Maranhão (em seu governo)”.
MILITÂNCIA - Ana Júlia Carepa foi a primeira candidata a chegar para o debate da TV Liberal. Antes de entrar nas dependências da emissora,  foi cumprimentar a militância que estava concentrada nas proximidades. Centenas de apoiadores saudaram a petista, abraçando-a e posando para fotos com ela. Ao final do debate, Ana Júlia deu entrevistas à repórteres de jornais de circulação nacional e da Rede Pública de Rádio e Televisão da Guiana Francesa, que acompanharam o debate.
Ana Júlia foi recebida com festa por dezenas de militantes que a recepcionaram na entrada do estúdio da TV Liberal, com bandeiras e gritos de “já ganhou”. No momento do debate, cerca de mil militantes se concentraram na Travessa Rui Barbosa, esquina com a Avenida Nazaré, onde assistiram e analisaram atentamente, através de um telão, as propostas dos quatro candidatos.
No local, o clima era de festa e de confiança na reeleição de Ana Júlia.  “Ana Júlia foi específica em tudo o que disse, foi clara nas propostas apresentadas. Por isso, é Ana Júlia de novo, ela merece mais uma chance para fazer mais e mais pelo Pará”, disse a enfermeira Joice Teixeira.
Um mar de bandeiras coloridas, de candidatos majoritários e de proporcionais da coligação Acelera Pará, formou-se na Travessa Rui Barbosa.  Para o contador Franklin Barbosa, Ana Júlia foi a candidata que apresentou as propostas mais consistentes. “Achei (Ana) segura, empenhada em mostrar as propostas. Quando o tema foi habitação, Ana Júlia provou que tem mais conteúdo e propostas consistentes”, disse Franklin.
Já a decoradora Luciléa Souza, elogiou o Programa de Aceleração do Crescimento do Pará, o PAC do Pará. “Os outros candidatos restringem o PAC do Pará a obras de saneamento, mas ele (PAC) é muito mais, é um projeto de vida”, destacou Luciléa.
O estudante universitário Paulo Alkhaly disse que a candidata petista é a mais preparada para governar o Estado. “Ana Júlia foi bem transparente ao apresentar suas propostas, ela é a mais preparada para governar. Os outros candidatos só enrolam ou atacam. Projetos como o Ação Metrópole e o PAC do Pará vão continuar desenvolvendo nosso Estado. E as escolas técnicas, que ela garantiu construir, no próximo governo, vão melhorar muito a educação dos jovens, principalmente do interior”, disse o estudante. Ao final do debate, a candidata petista foi recebida com bandeiras e aplausos, por militantes que a aguardavam na saída do estúdio da TV Liberal. Agitando bandeiras, a militância  tirou fotos e abraçou a candidata com entusiasmo, em clima de “já ganhou”.


Fonte: Site Ana Júlia 13 http://www.anajulia13.com.br/



Proposta Democrática 13.

Nenhum comentário:

Postar um comentário