Espaço de debate, crônica crítica do cotidiano político paraense e de afirmação dos pressupostos de construção de um Pará e Brasil Democrático e Socialista!

Editor: José Trindade



sábado, 25 de setembro de 2010

OS NÃO MOTIVOS DO IBOPE

Estamos a sete dias das eleições e normalmente teriamos pesquisa do Ibope estampada nas páginas dos jornalões locais. A pergunta que não cala é porquê, frente a prática costumeira daquele instituto, o mesmo na semana derradeira do processo eleitoral não registrou nenhuma pesquisa no TRE e, obviamente, não teremos novo factóide pró-tucanato. Alguns irão encontrar explicações no custo e na impossibilidade dos jornalões financiarem a mesma ou, como querem os mais radicais da defesa da "neutralidade" da imprensa tupiniquim que a mesma fez a opção por financiar e publicar somente a pesquisa de boca de urna.

O histórico de erros do Ibope e outros institutos no Pará é conhecido, e não vamos discorrer sobre o mesmo (somente para citar o caso da eleição de 2006 envolvendo a hoje governadora e o candidato Almir, é um caso emblemático). Alguns aspectos metodológicos talvez sejam descurados pelos institutos de opiniões, sendo que no caso do Pará dois elementos amostrais deveriam ser melhor considerados: i) o peso das cidades médias (acima de cem mil habitantes); ii) o custo de realização de uma pesquisa, de fato microrregionalizada, dada as características geográficas paraenses. Bem, não consideramos e relevamos uma possível interferência casuística sobre a pesquisa, entretanto qualquer amostra que não leve em conta os dois fatores acima, provavelmente incorrerá em desvio ou erro amostral comprometedor da mesma.
Consideramos que o não registro e publicação de uma pesquisa que apontasse o "fato" real  da presença do Presidente Lula em Belém nos parece um grande casuísmo. Há de se observar ainda que a construção de uma percepção de "já ganhou" a fim de induzir, via mídia, o eleitor é a prática corriqueira dos nossos inimigos.

Tudo nos leva a crer que o não registro de tal pesquisa acompanha a seguinte seqüencia lógica: i) publica-se duas pesquisa seguidas afim de "dar gás" ao tucanato e desestimular a militância petista; ii) as margens de erro são maiores e, provavelmente, procede-se a cálculo amostral não totalmente preciso; iii) a vinda de Lula impulsionou nossa candidatura, o que alimentou uma crescente onda vermelha e, portanto não interessa dar conhecimento a opinião pública de que Ana já virou e ganhar de virada e sempre mais gostoso; iv) a não publicação possibilita que continuem utilizando dados velhos e não verdadeiros.

O Proposta Democrática 13 estimula nossa militância a enxergar neste fato um episódio importante na nossa caminhada rumo a reeleição do projeto democrático e popular e, em todas as frentes, reforçarmos nossas ações, marcando o domingo e os próximos sete dias com uma estratégia de ocupação total dos espaços na região metropolitana e nas principais cidades médias.

A vitória está nas nossas mãos e como Geraldo Vandré tanto entoou "quem sabe faz a hora não espera acontecer"!

Proposta Democrática 13

5 comentários:

  1. Aviso aos desinformados que estão registradas duas pesquisas eleitorais, uma do IBOPE e outra da Veritate. Assim, não adianta chororô.

    Até a vitória.

    ResponderExcluir
  2. Me parece que o anonimo é que está desinformado. As pesquisas registradas, a qual faz referência, foram publicadas na semana passada. A da Veritate, meu caro super e atrasado desinformado, foi já publicada e tem registro anterior a do Ibope. Temos a certeza da vitória vermelha e o chororô e nhê-nhê-nhê dos amarelos será docemente saboreado e o avatar da aposentadoria cairá bem no velhinho que já se aposentou da UFPa e ao empresário falido e incompetente! Thau!

    ResponderExcluir
  3. O PD13 vem a se posicionar em conformidade com o Flávio. De fato o prezado companheiro que fez o primeiro comentário deve estar se referindo a pesquisas da semana anterior e devidamente registradas no TRE e publicadas no jornal "O Liberal" e "Diário do Pará" na semana que se encerrou em 18 de setembro e no domingo (19/09). Nossas saudações aos comentadores e temos plena confiança que o Pará e o Brasil caminham para o futuro e não para o passado!

    ResponderExcluir
  4. De volta para informar o coro dos acelerados: consultem o site do TSE. Pesquisas registradas estão sendo feitas agora. Não aidanta que São IBOPE, se serve pra vocês a nível nacional, não servirá por aqui. Abraços, e sejam militantes mais atualizados. É um bom recomeço.

    ResponderExcluir
  5. Ao querido anônimo não acelerado, o texto trata das duas semanas anteriores, quando, de fato, não houve registro e publicização de pesquisa. Vale, prezado, ponderar que os erros metodológicos são de menos nas referidas pesquisas, porém como atesta o próprio imbróglio envolvendo Datafolha, Vox Populis, Sensus e Ibope quanto aos números nacionais, não tem como deixar de pensar que uma dose amarela de manipulação sempre é bem vinda.

    ResponderExcluir