Espaço de debate, crônica crítica do cotidiano político paraense e de afirmação dos pressupostos de construção de um Pará e Brasil Democrático e Socialista!

Editor: José Trindade



quarta-feira, 1 de setembro de 2010

AS FAMÍLIAS PARAENSES SÃO OTIMISTAS COM O FUTURO

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) realizou, em 3.810 domicílios distribuídos por 214 municípios em todas as unidades da federação, pesquisa para medir o Índice de Expectativas das Famílias (IEF) brasileiras. Esse índice apontou que os brasileiros estão otimistas em relação à situação socioeconômica do País, com índice de 62,75 pontos em agosto. A região Centro-Oeste apresenta a maior pontuação de otimismo das famílias em relação aos próximos 12 meses (68,14), enquanto a região Sudeste registra a menor (59,09), indicando grau de moderação para a situação socioeconômica nacional.

O maior grau de confiança na melhora econômica do País ocorre entre aquelas famílias com maior rendimento, bem como para os mais jovens. No mesmo sentido, os que apresentam maior otimismo com a economia do País são os homens, os de ensino superior incompleto, os autodeclarados negros e aqueles que recebem algum benefício do governo.

As regiões Norte e Nordeste apresentam maior otimismo em relação ao comportamento da economia nacional com, respectivamente, 72% e 74% das famílias projetando melhores momentos para o País. Em contraste, nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul, essa proporção atinge 50%, 48% e 51%, respectivamente.

As expectativas das famílias sobre o futuro próximo é mais otimista no Norte, onde mais de 87% delas acreditam que estarão melhor contra apenas 4% dos domicílios que acreditam o contrário (pior). No caso da região Sudeste, a proporção de famílias que acreditam que estarão melhor é de 71%, contra 9% que antevêem piores momentos.

Percebe-se que as mais positivas expectativas quanto à melhoria da situação profissional estariam no Norte, seguido à distância pelo Centro-Oeste. As expectativas mais modestas estariam no Sudeste e no Sul.

De toda maneira, e em todas as regiões, as expectativas de melhoria profissional são consideradas prováveis por patamares entre 30% e 50 % da população. Em suma, os indicadores de ocupação, mercado de trabalho e da permanência nessa condição parecem ser os maiores sustentáculos do otimismo aferido pelo IEF, que teve reflexos positivos em questões como orçamento familiar e aquisição de bens, endividamento, expectativas em relação à economia, para destacar os eixos essenciais.

A pesquisa realizada pelo Ipea em 3.800 domicílios e em 200 municípios demonstra o excelente momento que a população paraense (Norte) e brasileira estão vivendo, vale visualizar que no Norte, especialmente o Pará, apresenta enorme expectativa em relação ao futuro, seja o período mais próximo de doze meses, seja o mais distante dos próximos cinco anos.

Esses indicadores são mais um atestado de que as políticas sociais e os investimentos do governo democrático popular estão no caminho certo, e que a vitória de Ana Júlia é a perspectiva de permanecermos no rumo de futuro para o nosso povo e nosso estado!

Proposta Democrática 13.

Um comentário:

  1. As políticas sociais do governo federal e estadual nos últimos anos têm deixado a população mais otimista, pois estão observando no dia-a-dia as mudanças para melhor. Vamos eleger Dilma e reeleger Ana Júlia para continuar mudando.

    ResponderExcluir