Espaço de debate, crônica crítica do cotidiano político paraense e de afirmação dos pressupostos de construção de um Pará e Brasil Democrático e Socialista!

Editor: José Trindade



segunda-feira, 20 de setembro de 2010

PROPOSTAS DO GOVERNO POPULAR: SAÚDE

  • Garantir investimentos previstos no PAC-Pará na ordem de duzentos e noventa e seis (296) milhões de reais na reforma, construção e implantação de novas unidades hospitalares.
  • Melhorar e qualificar a atenção à saúde da Mulher e da Criança através de políticas para redução da mortalidade materna e infantil garantindo pré-natal de qualidade, referência hospitalar para as gestantes, expansão de UTIs e UCIs neonatal, elevação da cobertura vacinal e incentivo ao aleitamento materno.
  • Ações de promoção à saúde e prevenção de doenças através da ampliação do Programa deImunização, do fortalecimento da Vigilância Sanitária, do combate sistemático das endemias (dengue, malária, tuberculose, hanseníase e outras), da adoção de políticas públicas de redução da exposição a fatores de riscos (incentivo a prática de atividade física e a alimentação saudável) e a articulação dessas ações com a Atenção Primária.
  • Reorganizar e implementar a Rede Paraense de Laboratórios para monitoramento e qualificação do diagnóstico laboratorial para a vigilância em saúde, em especial, descentralização do Laboratório Central do Estado-LACEN-PA com previsão da estruturação e implantação em Altamira, Marabá, Conceição do Araguaia, Santarém e LACEN Fronteira em Oriximiná.
  • Coordenar os esforços de Vigilância em Saúde que integre a expertise do Evandro Chagas, UFPA, UEPA, Museu Goeldi, SESPA e demais centros de pesquisa do Estado de forma a fortalecer o sistema de monitoramento das endemias e agravos com a finalidade de robustecer o Observatório de Saúde do Pará.
  • Aumentar a cobertura da Atenção Primária (básica), com ênfase na Estratégia Saúde da Família, elevando o percentual de cobertura para 70% e de 100% para o Programa de Agentes Comunitários de Saúde.
  • Investimentos na ordem de duzentos milhões de reais para ampliar a oferta de procedimentos de atenção especializada ambulatorial e hospitalar e expandir a rede de urgência e emergência, com a construção de 18 novas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e 334 Unidades Básicas de Saúde previstas, previstos no PAC – Pará.
  • Construção de quatro prontos socorros regionais e mais quatro hospitais de pequeno porte (15 leitos) nos municípios de Garrafão do Norte, Bagre, Santa Luzia e Bonito e transformação do Hospital Abelardo Santos em referência de urgência e emergência da área metropolitana, com recursos previstos no PAC-Pará.
  • Expandir a cobertura da ATENÇÃO À SAÚDE BUCAL e o PROGRAMA BRASIL SORRIDENTE e ampliar a cobertura da população que recebe água fluoretada.
  • Garantir estratégia de atenção às populações em situação de vulnerabilidade social como: quilombolas, ribeirinhos, assentados e sem-terra, GLTB e deficientes e população carcerária, com foco na atenção primária, ampliação do Programa Rios da Saúde e da atenção à saúde realizada pelas unidades móveis.
  • Ampliar a rede de Agências Transfusionais para todos os municípios com rede hospitalar organizada no Estado do Pará e implantar o Centro de Cardiologia no Hospital Regional de Marabá, com recursos previstos no PAC-Pará.
  • Ampliar os serviços de Hemodiálise nos Hospitais Regionais de Altamira, Redenção, Santarém e Tucuruí.
  • Criar o Banco de Transplantes de Órgãos e Tecidos e implantar o Serviço de Transplantes de Medula Óssea no Estado do Pará.
  • Ampliar a Rede de Atenção Oncológica no Estado com a implantação do Unacon de Tucuruí e a conclusão do Hospital Oncológico Infantil em Belém, com recursos previstos no PAC-Pará
  • Ampliar e fortalecer as políticas de desenvolvimento do Complexo Produtivo e da Rede de Pesquisas da área da Saúde. Investir em pesquisa e produção de insumos na área farmacêutica e apoiar à organização e produção de fitoterápicos, implantando o Laboratório Farmacêutico do Estado e a Fábrica de Fitoterápicos.
  • Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração para todos os trabalhadores de saúde do Governo do Pará.
  • Implantar a Escola de Saúde Coletiva (Pública) com foco na formação de pós-graduação e expandir as ações da Escola Técnica do SUS e expandir a interiorização dos cursos da área da saúde, como: medicina, enfermagem, odontologia, psicologia, serviço social e saúde coletiva para todos os pólos regionais do Estado do Pará.
  • Criar o Programa NavegaSUS no Estado do Pará como forma de inserir os estudantes universitários na rede assistencial do Estado e possibilitar o intercâmbio entre os estudantes da área de saúde.
  • Implantar o prontuário eletrônico e a identificação única na saúde por meio de uma rede de informação e comunicação do SUS, com a inclusão nos prontuários da informação sobre orientação sexual e identidade de gênero dos (das) pacientes.
  • Criar Consórcios públicos para administração dos Hospitais Regionais.
  • Fortalecer a saúde mental e promover o tratamento do uso abusivo do álcool, do crack e de outras drogas através da implantação progressiva e integração de equipes de saúde mental de apoio e suporte com as equipes de saúde da família, de modo a assegurar a atenção integral em saúde mental na rede básica.
  • Fortalecer a gestão participativa, regionalizada e com controle social, reestruturando as Regionais de Saúde, como suporte técnico e político; continuando a garantir que os investimentos em saúde e definição de políticas sejam discutidos e aprovados nas instâncias de controle social do SUS.
  • Ampliar as ações de saúde do trabalhador, através da reorganização dos Cerests (Centros de Referência em Saúde do Trabalhador), para que estes desempenhem o papel fundamental de prevenção de doenças e acidentes do trabalho e expansão dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador para todos os Pólos Regionais do Estado do Pará.

Fonte: Site Ana Júlia 13 http://www.anajulia13.com.br/.

Confira todas as propostas no site Ana Júlia 13.

Proposta Democrática 13.

Nenhum comentário:

Postar um comentário