Espaço de debate, crônica crítica do cotidiano político paraense e de afirmação dos pressupostos de construção de um Pará e Brasil Democrático e Socialista!

Editor: José Trindade



sexta-feira, 3 de setembro de 2010

EXEMPLO DE MAU USO DO RECURSO PÚBLICO – ALVORADA II

Os contratos entre os governos federal e estadual foram assinados em 2002. Mas em 2005 UMA EQUIPE DA FUNASA CONSTATOU QUE AS OBRAS ESTAVAM PARADAS HÁ DOIS ANOS. Devido às denúncias, a então promotora de Justiça em Mãe do Rio, Myrna Gouveia dos Santos, pediu providências ao TCU, que CONFIRMOU IRREGULARIDADES APONTADAS PELA FUNASA e detectou inúmeras outras.

CASO CONDENADOS, OS ACUSADOS PODEM TER SEUS DIREITOS POLÍTICOS SUSPENSOS POR ATÉ DEZ ANOS, SERÃO OBRIGADOS A REPARAR INTEGRALMENTE O DANO E A PAGAR MULTA EQUIVALENTE AO TRIPLO DO VALOR DESVIADO.

A INCOMPETÊNCIA E A MAU VERSAÇÃO DOS RECURSOS PÚBLICOS NO GOVERNO ANTERIOR INVIABILIZARAM A EXECUÇÃO DE 150 MILHÕES DE REIAS REPASSADOS PELO GOVERNO LULA. COM ISTO, O ESTADO FICOU IMPEDIDO DE REALIZAR NOVAS CAPTAÇÕES DE INVESTIMENTO, PREJUDICANDO OS MUNICÍPIOS E O POVO DO PARÁ.

A GESTÃO ANTERIOR ENTREGOU O GOVERNO COM UM DÉFICIT DE R$ 160 MILHÕES DE RESTOS A PAGAR, DEIXOU O PARÁ EM PENÚLTIMO LUGAR EM SANEMENTO BÁSICO E IMPEDIDO DE REALIZAR NOVAS OPERAÇÕES DE CRÉDITO. Veja o gráfico abaixo.

Execução do Projeto Alvorada no Governo JATENE
MSD = Melhorias Sanitárias Domiciliares (banheiros domiciliares).



Proposta Democrática 13.

Um comentário:

  1. Significa que a diferença entre o valor medido (cor de vinho) e o valor efetivamente executado (cor branca) representas o montante do desvio de dinheiro público ?

    ResponderExcluir