Espaço de debate, crônica crítica do cotidiano político paraense e de afirmação dos pressupostos de construção de um Pará e Brasil Democrático e Socialista!

Editor: José Trindade



segunda-feira, 20 de setembro de 2010

ESSE AQUI É FICHA LIMPA?

Quem te viu, quem te vê!


Fonte: Veja.com (17/02/2010). http://veja.abril.com.br/170210/sem-cargo-prisao-p-042.shtml



Fonte: ADUR-RJ (18/07/2007).
"Outro senador que já esteve detido é Flexa Ribeiro, do PSDB paraense. Ele foi preso na Operação Pororoca, que desvendou um esquema de fraudes em licitações públicas. Flexa foi eleito e o inquérito tramita no Supremo sob segredo de Justiça".


Fonte: Amapabusca (04/11/2004).
"Nas mais recentes prisões – que já são cerca de 15 – estão Rodolfo Juarez, irmão do secretário de Indústria, Comércio e Mineração, Jurandil Juarez, envolvido com obras no município de Santana; o empresário Fernando Flexa Ribeiro, um dos maiores fornecedores de medicamentos para o Estado, pego em Belém; (...)".



Senador Flexa Ribeiro já foi preso pela Operação Pororoca
Fonte: RepórterNews (18/02/2005).

Brasília - O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) já chegou ao Senado, dia 11 de janeiro último, com a imagem comprometida. Dias antes, no decorrer da chamada Operação Pororoca, ele foi preso pela Polícia Federal com mais 29 políticos, empresários e servidores públicos, acusados de integrar uma quadrilha envolvida em fraudes em licitações públicas.
Procurado hoje, ele não retornou a ligação para falar sobre a nova denúncia de que a sua empresa, a Engeplan, é uma das recordistas de sonegação do INSS na Região Norte. No final da tarde, o gabinete de Flexa Ribeiro divulgou nota afirmando que ele não pertence mais à empresa desde 22 de dezembro do ano passado.
O mesmo argumento foi usado por Antonio Carlos Pacheco, que se identificou ao Estado como sendo um dos diretores da Engeplan. Ele tentou rebater a acusação, dizendo que Flexa Ribeiro teria se licenciado da empresa para assumir o mandato de senador, dia 22 de dezembro. Ou seja, quando as investigações da Polícia Federal estavam praticamente concluídas. Outra alegação de Pacheco, é que a denúncia "é improcedente" e que teria sido forjada "por petistas da coordenação regional da Previdência para denegrir a imagem do senador".
Flexa Ribeiro assumiu a vaga de suplente aberta com a eleição de Duciomar Costa para a prefeitura de Belém. Sua posse, apesar da prisão recente, foi prestigiada, entre outros, pelo governador do Pará, Simão Jatene, e a pela presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargadora Maria do Nazaré Bravo. Na ocasião, ele disse que não foi "nem processado, nem incluído em nenhum inquérito".
Ribeiro segue à risca o modelo mais constante de suplente de senador, a do empresário que termina se envolvendo na política graças à capacidade de financiar campanhas. Alguns deles conseguem ganhar notoriedade e experiência para continuar na função, após serem eleitos. Mas no geral, eles se limitam a usufruir do restante do mandato, pelo qual pagaram a campanha, sem ter fôlego para seguir por conta própria na carreira política.



Grifo nosso.

Proposta Democrática 13.

7 comentários:

  1. É UM SAFADO. MAS E O MENSALEIRO PAULO ROCHA?

    ResponderExcluir
  2. Pior que não se defender por um erro, é negá-lo! Com ou sem ficha limpa, não acredito na vitória do Flexa. Na verdade, o tucanato deve ter o mesmo fim da eleição passada: grande euforia no primeiro turno e fracasso no segundo.

    ResponderExcluir
  3. Paulo Rocha é do mesmo time. Jogaram a mesma bola. Fora todos dois!!!!

    ResponderExcluir
  4. Confiram a seguinte reportagem: jbonline.terra.com.br/.../jorbra20050218001.html

    ResponderExcluir
  5. Não esqueçam do Jateve, envolvido com o Almir Gabriel e o Chico Ferreira, envolvidos no empréstimo dos Irmãos Novelino. O escandâlo da CERPASA. O avião do governo utilizado na campanha passada. etc, etc..

    ResponderExcluir
  6. Todos são acusados por alguma coisa, mas nem todos foram presos. Há uma grande diferença entre ser acusado e ser algemado, como o Flexa na foto que colocaram aí.

    ResponderExcluir
  7. Os tucanos são aves de bico comprido e afiado, adoram cifrões e sentar no poleiro com pose de arrogantes moralistas, quem te vê, de mal avisado, te compra!

    ResponderExcluir