Espaço de debate, crônica crítica do cotidiano político paraense e de afirmação dos pressupostos de construção de um Pará e Brasil Democrático e Socialista!

Editor: José Trindade



terça-feira, 24 de agosto de 2010

Os presidentes e suas avaliações: um chocolate vermelhaço

Não é novidade que o Brasil entrou nos trilhos nos últimos anos. É algo visível e sentido por todo e qualquer brasileiro ou estrangeiro que observa o país. O atual governo federal, liderado por Luiz Inácio Lula da Silva, demonstrou competência e pulso firme para lidar com os problemas herdados de uma administração no mínimo regular do governo anterior.

Só para reforçar tal argumentação, vejamos na tabela abaixo dados contidos do relatório da pesquisa CNT/Sensus, que mostra a avaliação (%) dos dois últimos governantes do país – Lula e Fernando Henrique Cardoso (FHC) – no último ano de governo de cada um.

Avaliação dos governos FHC e Lula no último ano de mandato de cada um
                                                                Fonte: CNT/Sensus (Rodada 103).

O crescimento econômico pífio, a ineficácia/inexistência das políticas redistributivas de renda, a distância que manteve da população carente, o alto índice de desemprego, entre outras coisas, acarretaram em uma avaliação nada invejável do governo FHC. Pior que a baixa avaliação positiva é observar que a avaliação negativa foi maior que aquela. Diria que a avaliação fez jus às conquistas e à forma que governaram nosso país.

Por outro lado, tem-se Lula com uma avaliação invejável, principalmente nos últimos dois anos. Os motivos para a boa avaliação de Lula estão presentes até no horário eleitoral da oposição. Neste nosso período ainda curto de redemocratização, confesso não lembrar de tantos elogios oriundos de um partido (ou coligação) adversário.

Bem, motivos são muitos para tamanha avaliação positiva. PIB isso, inflação aquilo, balança comercial aqui, reservas internacionais acolá etc. etc. poderiam ser explicações suficientemente plausíveis e observáveis por todos.

Mas o grande diferencial do governo Lula foi entender e demonstrar que o país era muito desigual quando ele assumiu o cargo, que havia famintos, que havia gente esquecida e sem assistência de políticas públicas. Em vez de aceitar o país como ele era, Lula quis mudá-lo. E mudou e muito, e pra melhor! A pobreza diminuiu, houve distribuição de renda não observada até então, a mobilidade social não é mais conto da carochinha, o desemprego diminuiu. Isso é o que faz o país crescer de maneira sustentada, são esses os resultados que a população se interessa diretamente.

Estamos agora às vésperas de uma eleição para escolher nosso governante maior. Governar, na verdade, é o que todo candidato diz fazer. Lula afirmou recentemente que “a palavra certa não é governar, mas cuidar. Este país precisa ser cuidado”. E assim esperamos que se confirme nas urnas, e já no primeiro turno (por que, não!), a vontade da população brasileira de continuar mudando o país.

Boa avaliação não é tudo, mas é um bom retrato de um governo. E o Lula nem precisou de photoshop!

Proposta Democrática 13.

4 comentários:

  1. "E o Lula nem precisou de photoshop!". Foi a melhor frase do dia.
    Prova que o FHC não foi nem a metade do que ele dizia é que o Serra nem toca no nome de seu correligionário.
    A Dilma leva no primeiro turno. E aqui pro Pará, faço das palavras do Lula a minha: "para mim, não importa que seja no primeiro ou no segundo turno. Nós temos é que ganhar as eleições. Temos que trabalhar para ganhar as eleições...".

    ResponderExcluir
  2. Não é só o Serra que esconde seu companheiro de partido. Vê se aqui no Pará algum candidato, que não Ana Júlia, mostra seus correligionários em nível nacional. Por que os tucanos não levantam a bandeira do FHC? É como se não tivessem passado.
    Governam SP desde que me entendo por gente. Por que, então, nenhum tucano (que não Serra) enche a boca pra falar do modelo de governar adotado em SP?
    Por essas e outras que a Dilma leva no primeiro turno. Por aqui dá Ana Júlia; se for no primeiro turno melhor ainda.

    ResponderExcluir
  3. O Lula disse outro dia que o Serra não estava com sorte. Primeiro, na eleição de 2002 não tinha como o Lula perder, pois a população queria mudança, e a proposta petista era o que o povo almejava; segundo, agora o país está numa situação boa (e há muito para melhorar) e candidata petista inspira confiança que o trabalho de Lula será mantido e incrementado.
    Como se não bastasse, os estrategistas tucanos em 2010 estão sem criatividade. O próprio partido está perdido. Demora, demora, demora para escolher um vice, aí vem com um Índio sulista que nem no estado dele puxará voto.
    Resultado: Dilma eleita no primeiro turmo!!! Aqui no Pará a coisa não é diferente. E Ana Júlia leva também.

    ResponderExcluir
  4. Vivendo e aprendendo. Ouvindo a rádio CNB agora e o reporter diz que a Dilma ganha porque a população quer continuidade a sensação de bem estar social que estamos vivendo. Aí lembro de 2002 aqui no Pará, quando o candidato tucano soltou uma célebre frase afirmando que havia apenas uma 'sensação de insegurança'. Bem, deu no que deu!

    ResponderExcluir