Espaço de debate, crônica crítica do cotidiano político paraense e de afirmação dos pressupostos de construção de um Pará e Brasil Democrático e Socialista!

Editor: José Trindade



quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Para o Povo e pelo Povo (II)

A diferença marcante entre os dois projetos por ora colocados à população, sem dúvida nenhuma está no avanço na área social por parte do governo Lula e no Estado por Ana Júlia. Aqui está a chave do sucesso desses governos. Prioridade as necessidades reais do povo. A universalização de programas de transferência de renda como o Bolsa-Família, no mínimo garantem um melhor nível alimentar das pessoas, por conseguinte o acesso a educação vinculado ao programa, e assim somente no Estado do Pará aproximadamente 650 mil famílias melhoraram seu padrão de vida. O número mais contundente está nas estatísticas oficiais que indicam uma redução de mais de 23 milhões de pessoas da linha da pobreza. Isso é pensar na dignidade das pessoas.

Críticas: “o governo está dando o peixe...”, réplica: - mas também está ensinando a pescar. Mas uma vez os números são implacáveis, desde 2003 quando o presidente Lula assumiu a presidência mais de 13 milhões de novos postos de trabalhos foram gerados o que representa um incremento de 38% nos empregos formais do país, nos oitos anos de FHC apenas - somente apenas 780 mil empregos foram criados. No Pará, mesmo com a crise de 2009, temos a previsão da criação de mais de 70 mil novos postos ao final de 2010, sendo que o governo Ana Júlia evidenciou a preocupação de inserir o jovem no mercado de trabalho através do sucesso do programa Bolsa-Trabalho, onde mais de 80 mil jovens já foram capacitados e 20 mil conseguiram seu primeiro emprego. Acrescenta-se ainda a esse rol a implantação de um complexo minero metalúrgico no sudeste paraense com a vinda da ALPA, SINOBRAS e outras, frutos do empenho direto de nossa governadora Ana Júlia e do Presidente Lula e que devem gerar mais de 13 mil empregos diretos.

Não bastam somente a comida e o emprego ... é preciso saneamento, moradia,energia, saúde educação, cultura. Precisaríamos mais algumas laudas para descrever o sucesso dessas políticas tanto por Lula quanto por Ana Júlia, mas somente para pontuar: Minha Casa, Minha Vida; Luz, para Todos; água para Todos; Linhão para o Marajó, descentralização das ações de saúde, etc.

E para marcar definitivamente o modo de governar inaugurado com Lula e Ana Júlia destacamos ainda a plenitude da cidadania através do acesso à justiça. O governo Ana Júlia é responsável pela reestruturação da Defensoria Pública no Estado ampliando a capacidade de atuação da justiça junto aos menos favorecidos. Em 25 ano de existência do órgão, apenas nos últimos 3 anos houve um incremento de 172 novos defensores públicos aprovados nos dois últimos concursos.

Temos ainda o programa Navega Pará que leva internet de qualidade e gratuita a todo estado, acabando com o fosso da exclusão digital do século XXI para as pessoas que aqui moram.

Isso é governar para o povo e pelo povo. Não nos iludamos há muito a ser feito, os déficits sociais e estruturais são históricos e abissais neste país, no entanto a lógica de combate correta é essa, colocando as pessoas na centralidade dos problemas. Por isso para continuarmos avançando devemos votar num projeto unificado de Brasil e Estado do Pará, Dilma e Ana Júlia.

PS. Para aqueles que insistem em dizer que não temos obras: temos PAC, eclusas de Tucuruí, porto de vila do conde, Parques de Ciência e Tecnologias, Ação Metrópole, Av. Independência, elevado da Julio Cezar, milhares de unidades habitacionais, mais isso é pra um outro texto.

Autor: Cassiano Ribeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário