Espaço de debate, crônica crítica do cotidiano político paraense e de afirmação dos pressupostos de construção de um Pará e Brasil Democrático e Socialista!

Editor: José Trindade



quinta-feira, 19 de agosto de 2010

DEMOCRACIA E CIDADANIA: ANALFABETISMO ZERO NO PARÁ ATÉ 2014!!!

O analfabetismo é uma chaga histórica no Brasil e no Pará, doença de anos de ineficiência no trato das políticas de educação no Estado. Por mais que já tenhamos iniciado o trabalho para sua erradicação, vale ressaltar alguns números referentes a evolução da alfabetização no Pará nos últimos anos, os números são da Pesquisa Nacional por Amostragem Domiciliar(PNAD/IBGE):

I) Em 2008 a taxa de alfabetização total do Estado era de 84,5%, ou seja, tínhamos 15,5% de analfabetos, sendo que em 2004 este número era de 20%, ou seja, em quatro anos se evoluiu positivamente na redução do analfabetismo, concentrada essa melhora principalmente nos últimos dois anos;

II) Ainda em 2008 a taxa de alfabetização da população entre 10 e 40 anos alcançou índices superiores a 90%;  e entre os jovens, ou seja, até 30 anos, as taxas são superiores a 95%;

III) O grande problema encontra-se nas faixas acima de 40 anos. Temos dois grandes desafios: entre 40 e 55 anos a alfabetização alcança 85% e na faixa entre 55 e 70 anos a alfabetização cai expressivamente para algo em torno de 68%.

Considerando os números apresentados, temos claramente um problema colocado pela inatividade de governos anteriores no tratamento desta grave questão social. Nos anos mais recentes, graças as ações do MOVA (Movimento de Alfabetização) e EJA (Educação de Jovens e Adultos), que somente em 2008 e 2009 alfabetizou mais de 170 mil pessoas, observa-se expressiva melhoria nos indicadores referentes a população adulta paraense.

Os números nos colocam o importante desafio, plenamente factível, de zerarmos o analfabetismo no Pará até 2014, para isso faz-se necessária vontade política e ação efetiva neste sentido, elementos que não nos faltam!

DEMOCRACIA E CIDADANIA: ANALFABETISMO ZERO NO PARÁ ATÉ 2014!!!

Autor: Proposta Democrática 13.

3 comentários:

  1. Resolver o analfabetismo é o primeiro passo para se alcançar patamares de desenvolvimento sustentável. O Pará e o Brasil estão no caminho certo!

    ResponderExcluir
  2. Excelente companheiros, a construção de uma sociedade justa, digna e socialista é realizada através da experiência e criatividade. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Não há como caminharmos para uma sociedade madura sem resolver dois grandes problemas: a pobreza absoluta, dai a luta pela distribuição de renda; e o analfabetismo! Parabéns ao pessoal do Proposta Democrática. Vamos fazer uma ampla campanha para que Ana e Dilma estejam governando nosso estado e nosso país e zerem o analfabetismo até 2014!!!

    ResponderExcluir