Espaço de debate, crônica crítica do cotidiano político paraense e de afirmação dos pressupostos de construção de um Pará e Brasil Democrático e Socialista!

Editor: José Trindade



segunda-feira, 30 de agosto de 2010

OS NÚMEROS DAS ELEIÇÕES PARA GOVERNO DO ESTADO

O resultado divulgado pelo Ibope, mostrando a companheira Ana Júlia em desvantagem em relação ao tucano na pesquisa de intenção de voto, não deve ser visto com desânimo e desalento por parte dos militantes e da população paraense como um todo.

Não precisa ir longe para constatar que a história recente nos respalda e mostra a força da população paraense. Na eleição de 2006, o primeiro turno foi marcado pela tentativa dos tucanos em continuar o (des)governo que perdurou por 12 anos. O povo paraense mostrou sua insatisfação e mudou o cenário. Mas a luta foi árdua!

Em 2006, 3,126 milhões de eleitores foram às urnas votar no primeiro turno e confirmar seu voto em uma das opções disponíveis de candidatos ao governo do estado do Pará. Apesar de seis opções, os eleitores convergiram para votar preferencialmente em três partidos (PT, PMDB e PSDB), totalizando 95% dos votos, conforme tabela abaixo que mostra dividido por região de integração.


Números da eleição 2006 – 1º turno.


      Fonte: TSE.

O candidato do PSDB obteve 1,370 milhão de votos, ou 43,8%; o do PT obteve 1,173 milhão votos, ou 37,5%; e o do PMDB 438 mil, ou 14%. Com este quadro, os dois primeiros foram para o segundo turno.

No segundo turno, o quadro mudou. Numa demonstração de insatisfação com os 12 anos de desleixo com nosso estado, e superando todos os argumentos do jogo baixo dos tucanos, a população optou por dar oportunidade a uma proposta diferente da dos tucanos, o que resultou na vitória da nossa candidata. Os números do segundo turno foram: PSBD com 1,373 milhão de votos (45%) e PT com 1,673 milhão de votos (55%). Vitória que levou a construção do governo popular!

Agora estamos diante de um cenário parecido com o de 4 anos atrás. Os tucanos continuam dedicando sua estratégia em três frentes: i) a mesmice das propostas de eleições anteriores, demonstrando claramente um despreparo por não compreender as transformações que vêm ocorrendo do estado, ii) a não proposição de programa com ações inovadoras, somente repetindo o que já estamos fazendo, e i ii) a insistência em desqualificar o governo democrático e popular, numa clara demonstração de desespero.

Por conta disso, é de suma importância frisar que o resultado divulgado pelo Ibope não é nenhum motivo para desânimo. Primeiro, não se pode confiar inteiramente na veracidade da pesquisa. Segundo, a população paraense está ciente das melhorias significativas conseguidas pelo governo popular. Terceiro, temos que ter em mente que a capacidade de atuação militante reverterá qualquer dificuldade posta.

Vale finalizar que a população está ciente da relevância que se tem em continuar mantendo a ótima relação com o governo federal. Os três anos e meio de governo popular com o apoio do Lula deixou o gostinho de quero-mais para os próximos quatro anos, agora com a Dilma na Presidência.

Enfim, este é o momento chave da campanha. É o momento de dar a largada rumo à vitória. Toda a militância, adeptos e simpatizantes do governo popular estão convocados para esta nova e decisiva fase da campanha!

A população vai mostrar mais uma vez a sua força!


Proposta Democrática 13.

5 comentários:

  1. É isso aí! E não podemos esquecer que em 2008, na eleição municipal, o IBOPE colocava a Valéria em 1º lugar e ela nem sequer foi para o 1º turno.

    ResponderExcluir
  2. Correção: Há apenas 20 dias da eleição pra Prefeito em 2008, o IBOPE colocava a Valéria em 1º lugar e ela nem sequer foi para o 2º turno. Vamos lá: É Dilma lá e Ana Júlia cá!

    ResponderExcluir
  3. Proponho que façamos um mapeamento de áreas descobertas de campanha e que vários núcleos realizem essa cobertura.O Proposta Democrática vai intensificar esse trabalho.

    Acelera Pará

    ResponderExcluir
  4. Na eleição de 2006 a população deu a si mesma a oportunidade de dias melhores. Agora é continuar com os trabalhos que vêm sendo realizados para gerar mais emprego e renda aos paraenses.

    ResponderExcluir
  5. Já estamos acostumados com as pesquisas do ibop inflando os candidatos tucanos, foi assim nas eleições passadas, vamos à luta e dosmontar essa farsa criada com ajuda dos grupos de comunicação que têm interesses na volta das mamatas do tucanato e das oligarquias retrógradas paraenses.

    ResponderExcluir