Espaço de debate, crônica crítica do cotidiano político paraense e de afirmação dos pressupostos de construção de um Pará e Brasil Democrático e Socialista!

Editor: José Trindade



terça-feira, 31 de agosto de 2010

MORTALIDADE INFANTIL REDUZ NO GOVERNO POPULAR

O problema de óbitos infantil tomou conta do noticiário jornalístico muito fortemente nos dois primeiros anos de governo. Os números devem ser analisados considerando o crescimento histórico dos nascidos vivos anualmente e o número de óbitos.
Ao analisarmos estas duas séries históricas cresce aos olhos dois aspectos centrais. Primeiro, a taxa de mortalidade foi muito superior nos seis anos de governo tucano comparados aos dois anos disponíveis de dados referentes ao governo popular. Segundo, há um crescimento permanente na população de nascidos vivos, estabilizando-se em cerca de 150 mil nascimentos desde o ano de 2006, conforme tabela abaixo.

Nascidos vivos, Pará: 2000-2008

                                            Fonte: DATASUS.

Quando se trata da quantidade de óbitos, algumas constatações são importantes. No período 2003-2006, a quantidade de óbitos não ficou em nenhum momento abaixo de 3 mil. Já a partir de 2007 (e 2008), mesmo com o aumento de nascidos vivos, a quantidade de óbitos começou a reduzir.

A redução na quantidade de óbitos não é por acaso. A partir de 2007, com o início do governo popular, houve real dedicação à questão infantil e os melhores resultados apareceram. Já no primeiro ano de governo popular, a quantidade de óbitos caiu 6,35% e em 2008 também houve redução, conforme tabela abaixo.

Óbitos infantis, Pará: 2000-2008

                                           Fonte: DATASUS.

Qualquer acusação sobre a atuação do governo popular na prevenção da mortalidade infantil não passa de mera tentativa de desviar atenção da população e desqualificar as ações do atual governo. Os números acima são diretos e claros, mostrando que esse é o governo com melhores resultados na redução da mortalidade infantil. Muito pode ser melhorado; medidas estão sendo tomadas para reduzir mais ainda a mortalidade infantil em nosso estado.

Proposta Democrática 13.

3 comentários:

  1. Quanto mais eu vejo números mostrando um Pará melhor, menor é a lembrança dos anos de desgoverno que tivemos em passado recente. A população está menos vulnerável às mentiras inventadas por aí.
    É Ana Júlia 13 e Dilma 13!

    ResponderExcluir
  2. Estes números devem ser apresentados para sociedade paraense visando desmascarar os tucanos.

    ResponderExcluir
  3. Estes e outros números devem ser apresentados de forma clara mesmo! Não tem porque não mostrar. Se melhorou, tem q ser mostrado. Caso tivesse piorado, idem!

    ResponderExcluir