Espaço de debate, crônica crítica do cotidiano político paraense e de afirmação dos pressupostos de construção de um Pará e Brasil Democrático e Socialista!

Editor: José Trindade



terça-feira, 17 de agosto de 2010

13 MOTIVOS PARA REELEGER ANA JÚLIA

A construção de qualquer projeto de maior fôlego e voltado aos interesses populares passa necessariamente pela resistência daqueles que sempre mantiveram alguma benesse ou se utilizaram do Estado para defender seus interesses privados. Apresentamos abaixo 13 Motivos para mantermos o projeto Democrático e Popular e continuarmos avançando na construção de um Pará democrático e sem pobreza:

1) DIMINUIÇÃO DA POBREZA: Os marcantes avanços sociais estão presentes na redução de paraenses pobres, somente nos anos de 2007 e 2008, segundo dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostragem Familiar), 251 mil paraenses saíram da linha de pobreza.

2) PARTICIPAÇÃO POPULAR: O Governo Ana Júlia possibilitou, pela primeira vez na história republicana paraense, a efetiva participação popular nas decisões de planejamento e uso dos recursos públicos. O Planejamento Territorial Participativo (PTP) democratizou o Planejamento Plurianual (PPA), inserindo as demandas populares e possibilitando o controle social sobre as obras executadas. Realizamos Assembléias Populares nos 143 Municípios com demandas públicas votadas pela população.

3) SAÚDE PÚBLICA: Colocamos para funcionar os Hospitais Regionais; expandimos a Saúde da Família para aproximadamente 40% de cobertura populacional, melhorando os indicadores de saúde para cerca de 3 (três) milhões de pessoas (o governo anterior atingia somente 30%), implantamos: o Incentivo Fundo a Fundo para atenção primária (básica); ampliamos a Rede de Prontos Socorros; o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU – 192); a Atenção à Saúde Bucal com Qualidade; a Assistência Farmacêutica e Farmácia Popular; expandimos as Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) e muitos mais.

4) EMPREGOS: Em 2010 o Pará nunca gerou tantos empregos quanto agora. Em 2010 teremos 30.000 novos empregos de saldo. Ana Júlia colocou o Estado para funcionar, garantindo o PAC do Pará, a Minha Casa, Minha Vida, a Ação Metrópole e muitas outras obras que garantem emprego e renda para milhares de paraenses.

5) BOLSA TRABALHO: Mais de 72 mil jovens, na faixa etária de 18 a 29 anos, foram beneficiados com bolsa que possibilita qualificação e estimulo ao ingresso no mercado de trabalho, possibilitando que 22.420 fossem inseridos no mundo do trabalho, sendo 20.400 com carteira assinada; 1.200 com liberação de microcrédito no Banpará e 820 trabalhadores autônomos.

6) EDUCAÇÃO: O Governo Ana Júlia reconstruiu a Educação no Pará, refazendo a rede mediante reformas e construção de novas unidades, dignificando a carreira do magistério e o quadro funcional da SEDUC, realizando concursos públicos (seis ao todo) que buscaram estabilizar o quadro funcional desta secretaria. Foram reformadas 672 escolas e construídas outras 35. A política de estruturação do ensino profissionalizante foi reforçadas com a instalação de 32 cursos técnicos em 14 escolas profissionalizantes, configurando a Rede Estadual de Escolas Tecnológicas. Deve-se ressaltar o salto de qualidade na educação infantil e fundamental, a viabilização da educação indígena e o aperfeiçoamento da educação especial. Considere-se ainda a reestruturação da UEPA, melhorando os serviços educacionais prestados e qualificando os cursos ofertados, chegando hoje a cinqüenta municípios através de 21 cursos de graduação presencial e à distância. Foi sancionado o Plano de Cargos e Carreira do Magistério.

7) NOVA POLÍTICA TRIBUTÁRIA: Implantação do programa IPVA CIDADÃO, reduzindo a alíquota do IPVA para motoristas que não possuem multas, estimulando a cidadania no trânsito e a redução de acidentes de trânsitos e os custos na área da saúde. Isenção e redução do ICMS da energia elétrica, beneficiando 920 mil famílias na área urbana e rural, com renda de até dois salários mínimos em todas as regiões do Estado. Promoção da redução do ICMS nos produtos da cesta básica, beneficiando a população de menor renda com diminuição dos preços.

8) SEGURANÇA: Investimos 67% a mais que o governo anterior, com isso aumentou o efetivo da PM em mais 2.300 policiais, elevação de 25% do efetivo; aumentamos o efetivo da Policia Civil, contratando mediante concurso novos delegados, investigadores, escrivães, possibilitando que até o final do mandato tenhamos 492 novos servidores. Investimos em equipamentos e condições para garantir uma segurança pública cidadã e atuante. Fortalecemos a Defensoria Pública com a contratação de 145 novos defensores e criamos a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos.

9) INCLUSÃO DIGITAL: Implantamos o NAVEGA PARÁ, maior programa de inclusão digital do Brasil, para isso criamos 16 cidades digitais com interligação de órgão públicos de saúde, segurança, educação e da administração estadual (mais de mil pontos de acesso), implantamos 424 Laboratórios de informática com acesso abanda larga em escolas da rede estadual e 124 Infocentros implantados (270 até o final de 2010).

10) CIENCIA E TECNOLOGIA: Implantamos o Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá, com oito laboratórios já implantados, possibilitando a agregação de valor ao que é produzido no Pará. Destaca-se: o CEAMAZON, laboratório destinado a eficiência energética; o INPE, destinado a pesquisa e monitoramento das queimadas; Laboratório de Qualidade do Leite e o de Fitossanidade e Manejo, fundamentais para a economia estadual.

11) AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL: Realizamos regularização fundiária em 10 municípios, foi realizada regularização de Terras Públicas Federais, através do Programa Terra Legal, em 86 municípios com 89 mil posses que estão sendo regularizadas. Criamos o Cadastro Ambiental Rural – CAR, instrumento de ordenamento ambiental que permite a regularização das propriedades rurais, com mais 30 mil propriedades rurais já cadastradas no Estado. Distribuímos 503 máquinas, veículos e equipamentos para construção, manutenção e reforma de estradas vicinais e ramais em 143 municípios do Estado. Investimos na agricultura familiar, beneficiando mais de 60 mil famílias de pequenos produtores nas 12 Regiões de Integração do Estado, apoiando o preparo de áreas e plantio de culturas alimentares e sistemas agroflorestais.

12) AÇÃO METRÓPOLE: Beneficio para mais de dois milhões de usuários do transporte público na RMB, com a eliminação dos gargalos de entrada e saída na capital aumentando a mobilidade das pessoas. Inauguração do Elevado “Daniel Berg” na Av. Julio Cezar, revitalização da Arthur Bernardes e prolongamento da Avenida Independência.

13) DESENVOLVIMENTO: Verticalização da produção mineral, com a implantação de um grande pólo siderúrgico em Marabá, com a implantação da ALPA (Aços Laminados do Pará), gerando até 2013, 25 mil empregos diretos e indiretos e propiciando a economia paraense um novo patamar de crescimento. Reorganização e obras de infraestrutura dos Distritos Industriais de Ananindeua; Icoaraci; Barcarena e Marabá.

Autor: Proposta Democrática.

6 comentários:

  1. Me parece que temos todos os motivos e razões para eleger a governadora já em 03 de outubro.

    ResponderExcluir
  2. Tem gente que entrou e saiu do governo e nem sequer inaugurou nada e fica bancando de fazedor de obra. Pior: fez a fama com base em rato fujão!!!

    ResponderExcluir
  3. A lista de motivos para reelegar Ana Júlia como governadora é grande. A lista de motivos para NÃO eleger o concorrente é maior ainda. Ana Júlia permanece!!!

    ResponderExcluir
  4. é importante mantermos este governo, para avançarmos nas politicas publicas, vamos avermelhar

    ResponderExcluir
  5. Vamos avermelhar mesmo, pois amarelar não dá mais!!!

    ResponderExcluir
  6. Prezados, quem bem se lembra da gestão anterior, seja a nível estadual ou nacional, percebe claramente os avanços que tivemos. Já está do jeito que a população quer e merece? Não! Mas tanto no estadual como no nacional, o caminho que está sendo trilhado é o melhor. Voto consciente em outubro!
    Saudações!

    ResponderExcluir