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Editor: José Trindade



segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

A "César o que é de César": uma revolução no sistema viário


Ao anunciar investimentos do governo em mobilidade urbana, hoje (13), em Curitiba, a presidenta Dilma Rousseff disse que o governo tem que "correr contra o tempo" para que as grandes cidades brasileiras tenham condições de mobilidade adequada na Copa do Mundo de 2014.

"Temos de ser capazes de correr contra o tempo. Na verdade, nós já tínhamos de ter nos antecipado ao crescimento da pressão urbana e investido ao longo da década de 1980 e 1990 e agora, no início do século 21, nós já tínhamos de ter a possibilidade de ter todos esses investimentos feitos", disse Dilma. Confira a matéria no link http://agenciabrasil.ebc.com.br/

Belém foi preterida enquanto sede da Copa de 2014. Curiosamente Belém foi a primeira capital a se preparar no quesito Mobilidade Urbana. A presidenta Dilma corretamente levanta a preocupação com a questão da mobilidade urbana e mais do que nunca cabe a defesa das políticas públicas desenvolvidas pelo governo do PT no Pará e no Brasil.

Vale aqui rememorar uma das principais obras do Governo Ana Júlia. O "Ação Metrópole" demonstrou o quanto a coerência de governar diretamente voltado aos interesses da população são coerentes. Infelizmente não tivemos a copa, mas as Avenidas e a melhor mobilidade em Belém é hoje uma realidade, que os digam nossos visitantes do Círio de Nazaré.

Projeto Ação Metrópole mudou, definitivamente, a vida de Belém e de toda a Região Metropolitana.

O elevado Daniel Berg, a Avenida Dalcídio Jurandir, a Transmangueirão e a nova Arthur Bernardes estão descongestionando o trânsito, reduzindo o tempo de viagem e melhorando a qualidade de vida de quase dois milhões de pessoas. Tudo está preparado para a implantação do Sistema Integrado de Transporte Público, envolvendo os cinco municípios da Região Metropolitana - Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Bárbara do Pará, assim como do Bilhete Único, que significa o pagamento de uma passagem apenas, mesmo para quem precise de mais de uma condução para chegar ao seu destino.






Terminal Hidroviário de Belém

O Terminal Hidroviário de Belém fica na rodovia Arthur Bernardes, próximo ao Hospital Sarah Kubitschek, um investimento de aproximadamente R$ 9 milhões para possibilitar ao usuário qualidade no atendimento, segurança e conforto, integrando o modal de transporte hidroviário com as linhas de transporte rodoviário urbano na Região Metropolitana de Belém, para atender todas as necessidades do potencial hidroviário da capital e dos municípios que integram a Região Metropolitana de Belém.



O governo do PSDB preferiu não dar continuidade a essas obras fundamentais. O atual governo prefere a disputa política mais rebaixada do que mostrar que o PT estava com a razão ao optar pela melhoria das condições de tráfego e mobilidade urbana na Região Metropolitana de Belém.

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