Espaço de debate, crônica crítica do cotidiano político paraense e de afirmação dos pressupostos de construção de um Pará e Brasil Democrático e Socialista!

Editor: José Trindade



quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

A questão do salário mínimo

Gilberto de Carvalho e Centrais Sindicais na Mesa de Negociação
A regra estabelecida em 2007 foi de reajuste do salário mínimo conforme a inflação mais a variação do Produto Interno Bruto (PIB) dos dois anos anteriores. Essa equação foi discutida, na época, pelas Centrais Sindicais e possibilitará, por exemplo, que o ajuste do salário mínimo seja de 14% em 2012. Esses foram os argumentos de Gilberto de Carvalho, ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, para defender o valor de R$ 545,00 para o salário mínimo deste ano.

Disputas a parte, duas coisas a ressaltar: i) a mesa de negociação, conformando o respeito ao debate; ii) os argumentos de ambos os lados são coerentes: os trabalhadores têm direito a reivindicar ganhos reais; porém a perda de parâmetros pode levar a um “jogo de desacertos”, como expressou o ministro.

As Centrais apontam que uma das formas de resolver o impasse seria com a correção da tabela do Imposto de Renda (IR). De fato, desonerar as faixas salariais menores e taxar com alíquotas diferenciadas as maiores rendas é uma solução democrática e de justiça fiscal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário