Espaço de debate, crônica crítica do cotidiano político paraense e de afirmação dos pressupostos de construção de um Pará e Brasil Democrático e Socialista!

Editor: José Trindade



sábado, 15 de janeiro de 2011

Investimentos em Ciência, Tecnologia e Inovação na OCDE e nos BRICS

O Instituto de Estudo para o Desenvolvimento Industrial (IEDI) publica periodicamente informativo sobre inovação, ciência e tecnologia. O acompanhamento desses aspectos são vitais para traçarmos políticas públicas referentes ao planejamento do desenvolvimento.

A Carta IEDI de 14 de Janeiro sumariza as principais tendências dos investimentos em ciência, tecnologia e inovações que são objeto do relatório Science, Tecnology and Industry Outlook 2010, divulgado em meados de dezembro pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Este estudo mostra que até a eclosão da crise financeira em 2008, que resultou em uma forte recessão econômica na maioria dos países em todo o mundo, os gastos domésticos com pesquisa e desenvolvimento (GERD, na sigla em inglês) na área da OECD cresceram a uma taxa anual média real de 3,6% entre 1997 e 2007, alcançando variação anual superior a 4% nos anos mais recentes deste período. Em razão da crise global, o aumento real nos gastos de P&D desacelerou entre 2007 e 2008, com a taxa de expansão declinando para 3,1% no conjunto da área OECD. Em termos absolutos, o GERD da OCDE alcançou US$ 935 bilhões em 2008 (em Paridade Poder de Compra corrente – PPC), o equivalente a 2,3% do PIB total.

Os gastos domésticos com P&D também continuaram a aumentar nas principais economias emergentes, notadamente, nos países do acrônimo BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Dentre os países não-membros da OCDE, o principal destaque é a China, aonde a ampliação do GERD vem se dando em ritmo acelerado desde o início da década de 1990. Em proporção do PIB, os investimentos chineses nas atividades de P&D subiram 0,73% em 1991 para 1,5% em 2008, atingindo um volume equivalente a 13% do GERD total da OCDE (ante a apenas 3% em 1998 e 5% em 2001).

Em relação ao Brasil, o estudo destaca que, não obstante as melhoras registradas em algumas áreas nos últimos dois anos, o perfil da ciência e tecnologia nos pais apresenta vários pontos fracos: baixa intensidade do P&D (GERD equivalente a 1,1% do PIB em 2008), sérias carências em termos de qualificação dos recursos humanos nas áreas na área de ciência e tecnologia, pouca produção de patentes (0,3 patentes triádicas por milhão de habitantes em 2008), reduzido percentual de empresas efetuando inovação de produtos e/ou colaborando na realização de inovação. Em contraposição, a crescente produção científica e o número de doutores per capita relativamente elevado são os pontos positivos.

Confira a integra da matéria no sítio do IEDI: http://www.iedi.org.br/
Ilustração: Pintura de Miró




Nenhum comentário:

Postar um comentário