Espaço de debate, crônica crítica do cotidiano político paraense e de afirmação dos pressupostos de construção de um Pará e Brasil Democrático e Socialista!

Editor: José Trindade



quinta-feira, 21 de abril de 2011

Fórum Brasileiro de Segurança Pública

O PD13 apoia a iniciativa da Revista Carta Capital de promover de forma séria e coerente o debate sobre a gravíssima questão da Segurança Pública, socializamos nesse espaço os links de artigos que tratam dessa problemática social, inclusive artigos originalmente publicados no Blog.

Estimulamos a que outros também o façam, para que possamos construir uma Rede Social de Debate dessa questão central para construção da Nação brasileira nos marcos da cidadania e democracia.




Por Luís Flávio Sapori

A deterioração da ordem pública na sociedade brasileira ao longo dos últimos vinte anos é fenômeno inquestionável, tornando-se fator decisivo na queda da qualidade de vida da população. O diagnóstico da situação aponta para uma nova conformação da criminalidade em nossa sociedade. Há um maior grau de violência associada aos crimes urbanos bem como verifica-se a solidificação de atividades criminosas cada vez mais organizadas e pautadas por uma racionalidade tipicamente empresarial. O desafio que se apresenta à sociedade como um todo é a reversão desta tendência que paulatinamente vai se consolidando como grave ameaça às nossas instituições democráticas.



O Fórum de Segurança Pública coloca em questão o acesso às armas de fogo e contribui para que a comoção e o debate em torno da tragédia na escola de Realengo sejam catalisadores de mudanças necessárias e urgentes. Por Melina Riso. 

Por Melina Riso

Nesse momento de tristeza e indignação, em que todos nós compartilhamos nossa dor e solidariedade com os familiares e amigos das vítimas de Realengo, queremos, também, contribuir para que a comoção e o debate em torno da tragédia sejam catalisadores de mudanças necessárias e urgentes. Limitar o debate às possíveis motivações para o crime, ou sobre como parar um louco armado, é desviar o foco da questão mais importante. Precisamos discutir como reduzir e fiscalizar melhor o acesso às armas de fogo, munições e aos acessórios que podem transformar um momento de insanidade em um massacre.



O espaço do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que estreia nesta quarta-feira com artigo de seu presidente Jésus Trindade Barreto Júnior, vai discutir assuntos relacionados à área.

Por Jésus Trindade Barreto Júnior

Os últimos anos marcaram um período de espontânea organização do vasto repertório de debates e pesquisas sobre as complexas questões que orbitam o tema da segurança pública no Brasil. Alguma elevação de qualidade da administração pública e a ascendente competência de organizações da sociedade civil, sobretudo no espaço acadêmico, deram lastro a esta conjuntura. Violência, criminalidade, políticas públicas, sistemas policial e penal são alguns dos principais vetores de uma discussão que em certa medida superou o viés ideologizado de representação do problema como um conflito maniqueísta entre bandidos e mocinhos.

Segurança Pública e Cidadania

Por Flávio Trindade e Zé Lins

O discurso do atual governo estadual parece ser assombroso, em menos de alguns meses todos os problemas de segurança pública no Pará foram resolvidos, será? Debater de forma séria a interação entre segurança pública e cidadania é necessário.

2 comentários:

  1. Considero fundamental a construção de uma Rede de debates sobre essa temática. Não vejo como avançarmos se não estabelecendo a relação entre múltiplas inteligências que possibilitem pensar a construção de soluções.
    O formato atual de somente deixar sob controle "policial" assunto tão sério somente nos levará a contínuos impasses. Parabéns a Revista Carta Capital e também a esse blog por ter assumido a proposta!
    Antônio Carlos

    ResponderExcluir
  2. Prezado Antônio Carlos, consideramos que a temática é central para o debate da construção da Nação Brasileira. Não há como pensar em democracia e cidadania com os atuais números de jovens brasileiros "encarcerados" e com a situação da média do nosso povo vivendo sobre a batuta do medo, democracia, cidadania e socialismo andam juntos.
    Atenciosamente.

    ResponderExcluir