Espaço de debate, crônica crítica do cotidiano político paraense e de afirmação dos pressupostos de construção de um Pará e Brasil Democrático e Socialista!

Editor: José Trindade



sábado, 2 de abril de 2011

Os ruralistas se assanham

Todos se lembram das manifestações do MST ao longo dos quatro anos de governo Ana Júlia, como aliados históricos as lutas travadas pelo Movimento sempre tiveram por parte do PT e do governo anterior a simpatia, por mais que em não poucos momentos as discordâncias aflorassem.

Ainda em 2007 Ana Júlia pede desculpas públicas pelas ações descabidas realizadas por governantes anteriores, sendo especificamente o covarde assassinato de trabalhadores no município de Eldorado do Carajás fato marcante e que, mediante ato governamental concedeu indenização as famílias dos atingidos pelo ato de violência perpetrado pelo Estado, marcou o Abril Vermelho daquele ano.

Com enorme surpresa é que neste ano de 2011 lemos nos jornalões locais declarações descabidas e que revelam o quanto os setores de direita no estado do Pará se encontram fortalecidos. O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), Carlos Xavier, além da velha tônica criminalizadora do MST, faz uma afirmação completamente estapafúrdia que o Massacre de Eldorado “é uma mentira” e que teriam sido os trabalhadores e não o Estado e sua polícia os que teriam praticado “ilicitudes”.


Outro governo e, notoriamente, outro “fino trato” que a imprensa e a grande mídia conferem aos atuais governantes, nada de surpreendente. O grande e perigoso fato refere-se à forma como os discursos e práticas da direita fascista paraense passa a impor e a reconstruir a história em conformidade com suas próprias verdades.

Todo apoio às lutas dos trabalhadores organizados no MST e o necessário fortalecimento da agenda da agricultura familiar no Brasil e no Pará.

Um comentário:

  1. É companheiro o governo jatene começou fazendo reintegração de posses, o que demostra essa investida da extrema direita, latifundiária e grileira de terras públicas no nosso estado, além disso este governo tem em seus quadros os maiores representantes dessa elite reacionária, o que aponta para dias difíceis e de retrocesso nas conquistas do nosso povo.

    ResponderExcluir