Todos se lembram das manifestações do MST ao longo dos quatro anos de governo Ana Júlia, como aliados históricos as lutas travadas pelo Movimento sempre tiveram por parte do PT e do governo anterior a simpatia, por mais que em não poucos momentos as discordâncias aflorassem.
Ainda em 2007 Ana Júlia pede desculpas públicas pelas ações descabidas realizadas por governantes anteriores, sendo especificamente o covarde assassinato de trabalhadores no município de Eldorado do Carajás fato marcante e que, mediante ato governamental concedeu indenização as famílias dos atingidos pelo ato de violência perpetrado pelo Estado, marcou o Abril Vermelho daquele ano.
Com enorme surpresa é que neste ano de 2011 lemos nos jornalões locais declarações descabidas e que revelam o quanto os setores de direita no estado do Pará se encontram fortalecidos. O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), Carlos Xavier, além da velha tônica criminalizadora do MST, faz uma afirmação completamente estapafúrdia que o Massacre de Eldorado “é uma mentira” e que teriam sido os trabalhadores e não o Estado e sua polícia os que teriam praticado “ilicitudes”.
Outro governo e, notoriamente, outro “fino trato” que a imprensa e a grande mídia conferem aos atuais governantes, nada de surpreendente. O grande e perigoso fato refere-se à forma como os discursos e práticas da direita fascista paraense passa a impor e a reconstruir a história em conformidade com suas próprias verdades.
Todo apoio às lutas dos trabalhadores organizados no MST e o necessário fortalecimento da agenda da agricultura familiar no Brasil e no Pará.
É companheiro o governo jatene começou fazendo reintegração de posses, o que demostra essa investida da extrema direita, latifundiária e grileira de terras públicas no nosso estado, além disso este governo tem em seus quadros os maiores representantes dessa elite reacionária, o que aponta para dias difíceis e de retrocesso nas conquistas do nosso povo.
ResponderExcluir