Espaço de debate, crônica crítica do cotidiano político paraense e de afirmação dos pressupostos de construção de um Pará e Brasil Democrático e Socialista!

Editor: José Trindade



quarta-feira, 6 de abril de 2011

Duas notícias sobre a Vale: Irregularidades no Pará e Expansão da Produção

BRASÍLIA - A Vale nega que haja irregularidades nos acordos firmados pela empresa relacionados ao licenciamento ambiental da mina Miltônia 3, no Pará. Hoje o Ministério Público Federal (MPF) voltou à Justiça para pedir a paralisação da mina da Vale.

Segundo o MPF, a Justiça obrigou a mineradora a pagar imediatamente compensação a quilombolas atingidos pelo empreendimento da mina Miltônia 3. O MPF quer que o pagamento seja feito para todas as famílias e que as atividades da mina sejam suspensas.

Em nota, a Vale afirma que ainda não foi intimada oficialmente sobre a decisão liminar da Justiça Federal no Pará sobre indenização de famílias das comunidades Quilombolas. “Por ser uma decisão liminar, assim que intimada a empresa avaliará as medidas judiciais cabíveis a fim de que seus argumentos sejam analisados pelos desembargadores do Tribunal Regional Federal da 1ª Região.”


CINGAPURA - A Vale, maior produtora de minério de ferro do mundo, reiterou sua meta de produzir 320 milhões de toneladas do minério neste ano.

A empresa registrou uma queda na produção no primeiro trimestre por causa de chuvas e inundações, explicou o diretor global de vendas de materiais da mineradora, Michael Zhu, no âmbito de uma conferência em Cingapura nesta quarta-feira, mas disse que a Vale vai reforçar sua produção para compensar essa perda.

O executivo acrescentou ainda que a expectativa da companhia é vender até 130 milhões de toneladas de minério de ferro para a China neste calendário, semelhante aos níveis do ano passado. Notou ainda que a oferta do minério de ferro vai ser "limitada" nos próximos 12 meses e que não vai haver "nenhuma oferta adicional" no mercado no período dos próximos 6 a 12 meses em razão de ofertas reduzidas do Brasil, Austrália e Índia.

Michael Zhu comentou também que a demanda da China vai continuar crescendo enquanto avança a produção de aço.


(Do Valor Econômico  e Bloomberg News, 06/04)

Nenhum comentário:

Postar um comentário