Espaço de debate, crônica crítica do cotidiano político paraense e de afirmação dos pressupostos de construção de um Pará e Brasil Democrático e Socialista!

Editor: José Trindade



quarta-feira, 6 de abril de 2011

Novo passo no controle dos capitais especulativos

Brasil taxa em 6% capitais externos que permanecerem menos que dois anos no país. Governo avança gradualmentre para impor controle mais severo sobre fluxos especulativos. Medida anterior taxava apenas ingressos com permanência inferior a 360 dias.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou há pouco que o governo decidiu ampliar o prazo mínimo - de 360 para 720 dias – para empresas e bancos tomarem empréstimos no exterior sem ficar sujeito à alíquota de 6% de IOF.

Poucos dias atrás, o governo já havia anunciado a tributação dos empréstimos externos, mas apenas para aquelas operações com vencimento inferior a 360 dias.

“Essa medida afeta o câmbio e afeta o crédito”, disse Mantega em entrevista coletiva realizada há pouco em Brasília.

O ministro disse que o real se tornou uma “medida mais forte”, já que a economia brasileira está mais saudável do que a de outros países. Também repetiu que a melhora na nota de risco de crédito do Brasil conferida pela Fitch Ratings reforça ainda mais a atratividade do país, o que puxa a entrada de divisas.

Ele ainda comentou que a liquidez excessiva no mercado internacional tem levado as instituições financeiras a emprestar mais, inclusive com a oferta de crédito de longo prazo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário