Espaço de debate, crônica crítica do cotidiano político paraense e de afirmação dos pressupostos de construção de um Pará e Brasil Democrático e Socialista!

Editor: José Trindade



sexta-feira, 8 de abril de 2011

Amor e Revolução

Por Aluizio Leal

Estou quebrando um comportamento de décadas. Pela primeira vez eu estou começando a assistir uma novela. Trata-se de AMOR E REVOLUÇÃO, inteiramente impensável pelos padrões novelescos ( que usualmente não passam de um rosário de porcarias), e – sobretudo – por estar sendo exibida logo na tv do tal de Sílvio Santos! Está nos primeiros capítulos, mas eu me surpreendí com a objetividade e riqueza de detalhes históricos com que ela trata o Golpe e a Ditadura (sempre assim referidos nos diálogos), assim como o papel da classe capitalista e do imperialismo na conspiração que entregou o poder àquêles símios fardados.

Ela aborda (e exibe) as cruas cenas de tortura,a dura luta clandestina dos brasileiros que tentaram resistir às patadas daquêles verdadeiros quadrúpedes de uniforme que juravam de pés juntos estarem salvando o Brasil,e ressuscita – para os que,como eu,viveram o momento e a luta – as dolorosas mas vibrantes lembranças amargas de um período em que a truculência fardada tentou matar a liberdade,se afundando na sua própria lama.Para os que não viveram essa época, ela funciona como um importante alerta para o perigo de que coisas como ela possam vir a recrudescer – sob outras formas, claro – à medida em que as terríveis desigualdades de um país tão travoso, como é o Brasil, do ponto de vista social, se agravem – e êsse agravamento começou a ser formatado justamente durante êsse período, pelo regime militar.

Eu fui alertado para essa novela por duas produções do SBT: uma, CONEXÃO REPÓRTER, que fêz uma radiografia da tortura, dos torturadores e dos principais personagens da repressão, gravando o próprio depoimento dêles – como os terríveis João Leal de Lucena e (o ainda mais terrível) Curió; e, também, por uma série de uma semana, exibida pelo JORNAL DO SBT,"FANTASMAS DA DITADURA", em que foram relembrados os fatos escabrosos que fizeram do Golpe e da Ditadura brasileira o modêlo para as ditaduras do Chile e da Argentina (para os quais os militares brasileiros, assim como outros bandidos civís, serviram de consultores). A cada final de capítulo, a novela passa um depoimento real, de pessoas que foram torturadas e seviciadas por êsses animais. NÃO DEIXEM DE ASSISTIR. Ela passa já meio tarde, fora do horário usual das novelas (aí pelas 21:30,ou mais),e eu costumo assistí-la quando volto das minhas aulas à noite. É UMA VERDADEIRA EXCEÇÃO, DE MODO POSITIVO, À MEDIOCRIDADE TELEVISIVA.

2 comentários:

  1. se o aluisio leal ta mandando assistir a novela é porque deve ser interessante!!!

    ResponderExcluir
  2. Com todas as criticas que devem ser feitas aos podres poderes da mídia, televisionada ou não, e o quanto essa moçada, constituída por um punhado de famílias que mandam e desmandam e depois cobram liberdade, ou seja, liberdade para eles, mas nenhum direito de expressão para o resto. Vamos assistir "Amor e Revolução", o nome é ótimo e como a crítica do Aluizio é dez vamos nessa.

    ResponderExcluir