Espaço de debate, crônica crítica do cotidiano político paraense e de afirmação dos pressupostos de construção de um Pará e Brasil Democrático e Socialista!

Editor: José Trindade



quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Os royalties minerais e o desenvolvimento do Pará: uma pauta para os parlamentares paraenses

Por Jó Sales

Iniciou uma nova legislatura no Congresso Nacional. Os parlamentares paraenses têm a importante missão de realizar o debate sobre o futuro do Estado e, principalmente, sobre os mecanismos do financiamento das políticas públicas promotoras do desenvolvimento e da eliminação da pobreza no Pará. 

Um Estado com grande dotação de recursos naturais não-renováveis enfrenta forte desafio para o seu desenvolvimento e a classe política não pode negligenciar a sua utilização, pois a produção atual dos recursos não-renováveis diminui a sua disponibilidade para produção futura. Os produtos minerais são de safra única e a sua utilização pode ser determinante na condução de políticas eficientes de desenvolvimento com distribuição de renda.

Os governos nacionais, regionais e locais, favorecidos pela mãe natureza em decorrência da abundância de recursos minerais, possuem a responsabilidade de extrair para si a riqueza produzida pela atividade mineral conciliando os benefícios às gerações atuais com a garantia de bem-estar às gerações futuras. Dois aspectos são fundamentais na tomada de decisão sobre a aplicação dos recursos: (i) o montante que será aplicado no presente e no futuro, ou seja, o valor que será gasto atualmente e o quanto será poupado para gastar no futuro; (ii) a definição das atividades essenciais a sua aplicação, ou seja, em que será aplicado os recursos provenientes das atividades minerais.

A experiência internacional na aplicação das receitas provenientes da extração de produtos não-renováveis demonstra que são bastante diversificadas as formas de aplicação dos montantes de recursos nas políticas de desenvolvimento econômico e social, bem como, ao bem-estar das gerações futuras. Vários especialistas defendem que a promoção de investimentos decorrente de recursos desta natureza devem ser aplicados em atividades intensivas em capital e trabalho. Países como Canadá, Noruega, Venezuela, Qatar e Indonésia, grandes produtores de petróleo e gás natural, se destacam nos investimentos em educação, ciência e tecnologia, saúde, infra-estrutura logística, poupança, estabilidade macroeconômica e diversificação econômica.

Em vários países do mundo, a gestão da aplicação destes recursos é realizada através de fundos específicos, de natureza distinta dos orçamentos governamentais. O objetivo é o gerenciamento das dotações advindas da extração mineral através da instituição e aplicação de regras de quanto, quando e de que maneira devem ser gastos visando manter ou aumentar a riqueza às futuras gerações. A ideia é acumular os recursos quando a renda decorrente da atividade mineral aumentar e gastar quando esta diminuir. Isto permite a estabilização das rendas e contribui com a política fiscal e cambial dos países. Os países em desenvolvimento buscam investir na qualidade dos demais fatores de produção, capital e trabalho e os desenvolvidos investem em ativos que gerem rentabilidade.

É neste contexto que o Brasil inicia um processo de definição do novo marco regulatório da mineração brasileira que entre outros aspectos estabelece: o regime de autorização de pesquisa, lavra e reconhecimento geológico; o regime contratual de concessão; o arranjo institucional: Conselho Nacional de Política Mineral e a criação da agência reguladora que substituirá o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM); a nova lei da Compensação Financeira sobre a Exploração Mineral (CFEM).

Esta compensação, também conhecida como royalties, é devida aos estados, municípios e à união, como contraprestação pela utilização econômica dos recursos minerais. O fato gerador da CFEM é a saída por venda do produto mineral das áreas de jazida ou mina e é devida por quem exerce atividade de mineração.

Um dos principais desafios do Pará é alterar a alíquota e a base de cálculo da CFEM. Os royalties no Brasil são os mais baixos do mundo (varia de 0,2% a 3% sobre a base líquida); na Bolívia (1 a 7% - venda bruta); na Colômbia (1 a 12% - boca-de-mina); no Peru (1 a 3% - venda bruta); na Argentina (3% valor boca-de-mina); Austrália e Canadá (taxa variável conforme o estado).


O Pará, a maior província mineral a céu-aberto do mundo, precisa de uma atuação mais efetiva e consistente na definição da nova política mineral brasileira e as bancadas da Câmara Federal e do Senado devem, acima dos interesses partidários, defenderem os interesses do Estado. Os desafios são, dentre outros: alteração da alíquota e da base de cálculo da CFEM nivelando-as a patamares internacionais; modificação dos percentuais de distribuição das dotações entre a união, estados e municípios, tornando-os mais equitativos; a instituição do fundo de desenvolvimento local vinculado a aplicação de recursos em educação, saúde, ciência e tecnologia, infra-estrutura urbana e atividades culturais.



Jó Sales é economista do Idesp, Mestre em Gestão Pública pela UTAD, Especialista em Gestão e Planejamento de Políticas Públicas no NAEA(UFPA/FGV/USP) e Especialista em Direito Tributário pelo IBET. 

2 comentários:

  1. Os parlamentares paraenses não fazem nada para alterar esta situação por que suas campanhas eleitorais são fianancidas pelas mineradores.

    ResponderExcluir
  2. Ei pessoal do blog manda esta notícia para os parlamentares fazerem alguma coisa pelo nosso estado. "Governo Estuda como elevar os royalties no Brasil". Veja: http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,EMI209715-16357,00-GOVERNO+AINDA+ESTUDA+COMO+ELEVAR+ROYALTIES+DA+MINERACAO.html

    ResponderExcluir