Espaço de debate, crônica crítica do cotidiano político paraense e de afirmação dos pressupostos de construção de um Pará e Brasil Democrático e Socialista!

Editor: José Trindade



terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

A luta popular no Egito: democracia e distribuição da riqueza

Nas duas matérias que fornecemos links abaixo (fonte Carta Maior) mostram o quanto a diversidade política é também a tônica entre os muçulmanos, bem longe da uniformidade que a mídia e os poderes constituídos no ocidente tentam nos impor. As gigantescas manifestações do povo egípcio inspiram solidariedade no mundo todo, nós não poderíamos deixar de registrá-las!


A revolta popular no Egito e o fator Fraternidade Muçulmana

A Fraternidade Muçulmana gera medo em todo o Ocidente, porque o governo de Mubarak sempre apresentou os “irmãos” como se fossem idênticos à al-Qaeda. Não há sandice maior. A organização opõe-se completamente a qualquer tipo de violência contra civis – o que a põe em campo absolutamente oposto à al-Qaeda. Uma Fraternidade Muçulmana que refute a violência e seja ativa nas políticas civis no Egito pode ser o melhor antídoto contra os fanáticos à moda al-Qaeda. Por outro lado, não parece haver dúvidas de que – com a Fraternidade Muçulmana participando do governo do Egito – o tratado de paz com Israel será renegociado. O artigo é de Pepe Escobar.

Leia a integra em Carta Maior


Jornalista e blogueiro egípcio fala sobre rebelião

Hossam el-Hamalawy é um jornalista e blogueiro do site 3arabawy. Mark LeVine, professor da Universidade da Califórnia, conseguiu contactar Hossam por meio do Skype e conseguiu um informe em primeiro mão sobre os eventos que estão ocorrendo no Egito. Hossam destaca o papel que a juventude e o movimento sindical estão desempenhando nos protestos contra a ditadura egípcia e prevê momentos difíceis nas relações com os EUA. "Qualquer governo realmente limpo que chegue ao poder na região, entrará em um conflito aberto com os EUA, porque proporá uma redistribuição racional da riqueza e terminará com o apoio a Israel e a outras ditaduras".

Leia a integra em Carta Maior

Nenhum comentário:

Postar um comentário