Espaço de debate, crônica crítica do cotidiano político paraense e de afirmação dos pressupostos de construção de um Pará e Brasil Democrático e Socialista!

Editor: José Trindade



segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

O Oriente Médio Incendeia

As lutas e protestos no Oriente Médio continuam, sendo pouco previsível o desfecho de parcela considerável das disputas populares que incendeiam o continente. 
Ao acompanharmos os movimentos dos povos árabes há de se considerar a história e o papel geo-econômico que toda essa região joga no capitalismo mundial. A solidariedade com a luta democrática, soberania e conquistas sociais e de justiça econômica são centrais. Que caiam os ditadores, reis, príncipes e ascetas! PD13!

Kadafi reprime protestos com sangue e fogo na Líbia

Os protestos populares que sacodem o Oriente Médio chegaram a Líbia, onde milhares de pessoas saíram às ruas em várias cidades, apesar da violenta repressão, para pedir o fim de 41 anos do regime autocrático de Muammar Kadafi. Segundo denúncia da Anistia Internacional, pelo menos 46 pessoas morreram nas últimas 72 horas, vítimas da repressão governamental. A maioria das queixas dos líbios é similar às que levaram tunisianos e egípcios a se rebelar. Muitos pediram o fim da ditadura, a instauração de uma democracia e um melhor uso para os lucros petroleiros.
Emad Mekay – IPS


Leia texto completo na carta Maior: Kadafi reprime



Milhares de marroquinos exigem reforma constitucional

No Marrocos, milhares de manifestantes exigem que o rei renuncie a parte dos seus poderes e que demita o governo e dissolva o parlamento. Em Rabat, os manifestantes agitavam bandeiras da Tunísia e do Egito e gritavam: "Abaixo a autocracia!". Além da reforma constitucional, os protestos pedem um sistema judicial mais independente, capaz de acabar com a corrupção no país.

Leia texto completo na Esquerda.Net

Nenhum comentário:

Postar um comentário