Espaço de debate, crônica crítica do cotidiano político paraense e de afirmação dos pressupostos de construção de um Pará e Brasil Democrático e Socialista!

Editor: José Trindade



quarta-feira, 20 de outubro de 2010

O GOVERNO ANA JÚLIA NO COMBATE AO DESMATAMENTO NO PARÁ

O desmatamento da Amazônia é assunto de destaque no cenário nacional e também internacional. Na última década tem se intensificado os estudos e publicações que tratam de explicitar os motivos e causadores do desmatamento na região.
Os estados do Pará, Mato Grosso e Rondônia são tidos como os que apresentam as maiores taxas de desmatamento entre os estados amazônicos.
No caso do Pará, especificamente, a luta para reduzir o desmatamento vem sendo intensificada nos últimos quatro anos. Os resultados podem ser vistos na tabela abaixo, que mostra o incremento anual de área desmatada.
Incremento do Desmatamento no Pará (Km²) – 2001-2009
(Clique na imagem para amplicar)
Fonte: Prodes/INPE.
Elaboração: PD13.
Nota: Incremento do desmatamento é calculado pelo desmatamento no ano menos o do ano anterior.
Com os dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) para o período 2000-2009, podemos notar como o desmatamento vem sendo tratado pelos últimos governantes de nosso estado.
Nos dois últimos anos do governo Almir Gabriel, a área desmatada foi de 25,3 mil Km², com média anual de mais de 12 mil Km². No governo seguinte do também tucano Simão Jatene, o desmatamento continuou elevado. Nos quatros anos do governo Jatene, o desmatamento foi de 33,8 mil Km², um verdadeiro descaso com a questão ambiental. Só para se ter uma ideia da degradação, a área desmatada no governo Jatene é maior que a área territorial do Estado de Alagoas mais a do Distrito Federal, que somam 33,6 mil Km².
Já no governo Ana Júlia, a questão do desmatamento foi levada a sério. Nos três primeiros anos do governo popular e democrático de Ana Júlia, a área desmatada reduziu para 14,6 mil Km². Se comparado com os três primeiros anos do governo anterior, a redução foi de praticamente 50%.
Como bem relatado no texto Desmatamento e políticas públicas no Pará (http://goo.gl/jTHK), “os zoneamentos da área de influência da BR-163, da Calha Norte e da Zona Leste do Pará; o Plano Estadual de Prevenção, Controle e Alternativas ao Desmatamento do Estado do Pará (PPCAD); o Cadastro Ambiental Rural (CAR); a regulamentação da Lei de Gestão de Florestas Públicas; a criação do Fórum de mudanças climáticas; o Programa 1 Bilhão de Árvores, dentre outras políticas, são iniciativas do governo do estado (Ana Júlia) no sentido de cumprir as metas e alterar o histórico de degradação do território paraense”.
Diante disso, o que percebemos é que o governo Ana Júlia vem trabalhando insistentemente no combate ao desmatamento em nosso estado, ao contrário do que observamos nos governos anteriores.
É de suma importância a reeleição de Ana Júlia e a eleição de Dilma para que possamos dar continuidade ao combate do desmatamento. Outro cenário significa voltar ao atraso e manter o descaso com nossas florestas e dos que delas dependem.

Proposta Democrática 13.

Um comentário:

  1. As ações do atual governo no combate ao desmatamento devem ser elogiadas, sim. Mas o combate precisa ser intensificado.
    Outro assunto relacionado com o desmatamento, e que é pouco enfatizado ainda, é a emissão de CO2 na atmosfera. O desmatamento na Amazônia é o principal emissor de CO2. Com a redução apresentada no governo atual, foi tabmém reduzida a emissão de gás carbônico. A natureza agradece!
    Que o governo atual matenha seus trabalhos nos próximos quatro anos, pois estamos no caminho certo!

    ResponderExcluir