Espaço de debate, crônica crítica do cotidiano político paraense e de afirmação dos pressupostos de construção de um Pará e Brasil Democrático e Socialista!

Editor: José Trindade



segunda-feira, 18 de outubro de 2010

MORTALIDADE INFANTIL NO PARÁ: A VERDADE DOS FATOS

Voltamos a discutir a questão da mortalidade infantil. O objetivo e desmentir todo o rebuliço feito pelos tucanos em propagandas e debates eleitorais. Os dados são do Sistema de Informações sobre Mortalidade, do Ministério da Saúde.
Ao longo dos 12 anos de governo tucano no Pará, o número de óbitos infantis só fez aumentar. A tabela abaixo mostra isso claramente. Nos quatros anos do primeiro governo tucano, a média anual foi de 2.381 óbitos infantis, aumentando a média nos quatro anos seguintes para quase 3 mil óbitos.
Óbitos infantis no Pará - 1995-2008
Fonte: Sistema de Informações sobre Mortalidade - Ministério da Saúde.

No terceiro governo tucano, já no mandato de Simão Jatene, a média anual aumentou mais ainda, ultrapassando os 3 mil óbitos infantis.
Por outro lado, já no primeiro ano do governo popular e democrático de Ana Júlia, o que se notou foi uma redução significativa no número de óbitos infantis. A quantidade de óbitos em 2007 foi menor do que nos oito anos anteriores, e os dados preliminares de 2008 demonstram também redução. A média nos dois anos do atual governo é 2.714 óbitos infantis.
Fazemos aqui duas observações:
1) A quantidade de óbitos nos anos posteriores a 2008 certamente são menores, fruto da atenção do governo popular que destinou quase R$ 350 milhões para a área da saúde (2007-2010).
2) Mesmo com a redução vista nos anos 2007 e 2008, e da certa redução em 2009 e 2010, o número de óbitos infantis precisa ser reduzido mais ainda. Para tanto, outros quase R$ 300 milhões (PAC-Pará) serão investidos nos próximo quatro anos (2011-2014) na área da saúde.
Acesse http://www.anajulia13.com.br/propostas/saude/ para verificar as propostas do governo popular direcionadas para a área da saúde.
Para continuarmos reduzindo os óbitos infantis no Pará não podemos voltar ao atraso.
Vamos todos acelerar para reeleger Ana Júlia nossa governadora e Dilma nossa presidente!!!




Proposta Democrática 13.

Um comentário:

  1. O Jatene fica brincando com os números da tentativa de enrolar os eleitores. O ruim é que às vezes ele consegue. Esse tipo de análise deve ser intensificado e disseminado para a população. Chega de enrolação tucana!

    ResponderExcluir