Espaço de debate, crônica crítica do cotidiano político paraense e de afirmação dos pressupostos de construção de um Pará e Brasil Democrático e Socialista!

Editor: José Trindade



quarta-feira, 6 de outubro de 2010

BALANÇO INICIAL DA DISPUTA ELEITORAL NO PARÁ: GARANTIR A VITÓRIA COM A MILITÂNCIA


Como no Brasil estamos em mais um segundo turno. A disputa, a exemplo do quadro nacional, é com o UDENISMO neoliberal. As disputas entre o projeto do “Pará e Brasil de Todas e Todos” contra o “Pará e o Brasil das Elites” se dá historicamente em dois turnos. Aqui como a nível nacional o Partido dos Trabalhadores governa para as pessoas mais pobres, enquanto o TUCANATO governa para as elites.
As eleições estaduais sempre foram apertadas e requerem a participação militante dos membros do PT, sendo que a colaboração do “Partido da Mídia” sempre foi PRÓ-UDENISMO TUCANO. Como expõe o professor Emir Sader a vantagem do PT é a capacidade de mobilização de massa. Temos que transformar nossa campanha em processo de mobilização militante, dialogando com os movimentos sociais e atraindo novos atores, principalmente aqueles que se agruparam em torno das candidaturas de Juvenil e Fernando Carneiro.
O PT é o partido que, novamente, sai vitorioso das urnas, senão vejamos:
1)      Para a presidência da república, no Pará, a candidata do PT, Dilma Rusself, obteve 47,9% dos votos, enquanto que o candidato do PSDB obteve 37,7% dos votos e a Candidata Marina Silva do Partido Verde obteve 13,4% dos votos. Os demais candidatos a presidência totalizaram 1%. Vale ressaltar que a candidata Dilma obteve no Pará um percentual médio acima do nacional.
2)      Para a Câmara Federal o PT do Pará elegeu quatro deputados: Beto Faro, Miriquinho Batista, Cláudio Puty e Zé Geraldo, totalizando 536 mil votos. A coligação Acelera Pará elegeu ainda Zequinha Marinho, Lúcio Vale e Josué Bengtson, que juntos com os candidatos do PT totalizaram 938 mil votos. O PMDB elegeu quatro deputados federais que juntos totalizaram 706 mil votos. O PSDB elegeu três Deputados Federais (364 mil votos) e sua coligação elegeu ainda Jordy e Lira Maia, totalizando 684 mil votos. O PDT elegeu Giovanni Queiroz. Para Deputado Federal, portanto, foram registrados 3.141.460 votos nominais e 281.295 votos nas legendas. Deste modo, o PT cresceu proporcionalmente 25%, passando a deter, ao lado do PMDB, as maiores bancadas (4 cada um, ou seja, 23,52% da bancada total).
3)      A Assembléia Legislativa do Estado do Pará comporta 41 vagas. O PT elegeu nove deputados, o PMDB oito, o PSDB seis, o PTB três, o PR três, o PDT dois, o PSB dois. O DEM, o PSOL, o PV, o PMN, o PPS, o PRB e o PSC elegeram um deputado cada. Os candidatos do PT eleitos totalizaram 300 mil votos; os do PMDB 280 mil; os do PSDB 267 mil; o PTB 117 mil votos; e o PR 103 mil votos. Comparativamente, também aqui temos o maior crescimento registrado. A bancada do PT eleita em 2006 foi de 06 (seis) parlamentares, evoluindo para nove na atual legislatura, ou seja, crescimento proporcional de 50%, sendo que nossa participação relativa na Alepa vai de 14,6% para 21,9%, com isso o PT passa a deter a maior bancada.
4)      Os resultados da eleição 2010 para Governador do Pará nos colocaram novamente no 2º turno. Foram contabilizados 3.517.559 votos válidos, o candidato tucano totalizou 48,92% dos votos válidos, Ana Júlia, candidata do PT, obteve  36,05%. Vale lembrar que em 2006 os números foram próximos: Almir 43,82%; Ana Júlia 37,52% e Priante 14,01%. Estamos, novamente, frente a um resultado adverso, porém com fortes elementos para revertermos o quadro, sendo que a mobilização da militância do PT e Partidos Aliados novamente se coloca como a grande arma que possibilitará a continuidade do projeto democrático e popular.
Vamos para frente, construir uma gigantesca campanha militante e eleger ANA E DILMA! 


Proposta Democrática 13.

Nenhum comentário:

Postar um comentário