Espaço de debate, crônica crítica do cotidiano político paraense e de afirmação dos pressupostos de construção de um Pará e Brasil Democrático e Socialista!

Editor: José Trindade



sábado, 8 de outubro de 2011

O PT fez e faz a diferença!


Por José Trindade

Ontem nós postamos uma chamada do grupo AVAAZ em apoio ao movimento “Ocupem Wall Street”, a recepção foi incrível. Muita gente mandou e-mail ao PD13 e outras responderam via facebook, seja congratulando, seja mostrando apoio, seja criticando certo imobilismo dos brasileiros e paraenses em particular que, segundo esses comentaristas, somente sabem utilizar e-mail, face e twitter para protestar, ir para rua, desculpem o estrangeirismo, “never”.

A critica é fundamental e concordo É NECESSÁRIO IRMOS PARA A RUA, porém vale olhar um pouco a história recente do Brasil para compreender o nosso presente e o nosso atual modo de ação, assim como comparar com o que vem ocorrendo em três quartos do planeta, inclusive, como aqui tratamos das mobilizações sociais (tanto na Internet, quanto na Rua) nos EUA.

A década de 80 foi como muitos podem recordar um período de manifestações de rua quase diárias no Brasil inteiro. Na época eu era dirigente do movimento estudantil secundarista, militávamos em uma tendência estudantil chamada “Semeando”. O objetivo daquele grupo de jovens entre 14 e 20 anos era “transformar o mundo, construir o Brasil democrático e socialista”. Foi essa moçada que hoje, como eu, está na faixa dos quarentões, conquistou direitos importantes, por mais que muitos deles elementares, por exemplo, a meia-passagem nos ônibus urbanos foi fruto de quase uma década de manifestações, passeatas, ocupações de prédios públicos e privados, incêndio de ônibus etc.

A mesma década de 80 foi palco de dois movimentos de grande importância: as “diretas já”, pela redemocratização do país e a luta pelos direitos constitucionais. Os anos 80 foram anos do novo rock nacional, do surgimento de novos partidos de esquerda (o PT o principal deles) e de uma sociedade que fervia por seus direitos.

A década de 90 inicia com um grande impasse institucional, o recém eleito diretamente primeiro presidente após a ditadura, Fernando Collor, é deposto do cargo após amplo movimento que, novamente, mostrou a força da sociedade brasileira organizada e de sua juventude. A mesma década de 90 observa a resistência ao Neoliberalismo no Brasil. O PT foi força política central para contrariar os interesses de uma elite rentista e declaradamente, como falou seu ideólogo mor Fernando Henrique Cardoso, subordinada e dependente das elites dos países centrais.

A década de 10 inicia uma importante experiência de governo Democrático e Popular no Brasil, com muitos limites considerando o arco de forças necessárias à eleição de Lula e depois Dilma, porém há uma notória diferença do Brasil de hoje que enfrenta as graves crises do capitalismo global e o Brasil tímido da década de 90.

Para chegarmos ao Brasil presente, com os seus muitos problemas a serem enfrentados, mas, o que é central, construindo soluções sociais inovadoras, foi necessário o longo percurso das últimas décadas e decididamente, o PT e as forças democráticas e socialistas fizeram a diferença. Cabe agora continuar avançando, buscando a construção de uma sociedade de fato mais igual e radicalmente democrática e para isso, concordo, temos que ter bandeiras e faixas nas ruas, além das Redes Sociais, apoiando e defendendo nossas conquistas dos últimos anos, mas exigindo e propondo  novos avanços.


Nenhum comentário:

Postar um comentário