Espaço de debate, crônica crítica do cotidiano político paraense e de afirmação dos pressupostos de construção de um Pará e Brasil Democrático e Socialista!

Editor: José Trindade



sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Será que a ALPA vai virar alpiste de tucano...!

SERÁ?

O quadro do atual Pará é o seguinte: o governo Jatene permanece na letargia natural e no denuncismo para garantir por “WO” seu segundo mandato antecipado; na Alepa, por seu turno, a incapacidade de debate dos temas importantes ao Pará “unificado ou não” ficam congelados pela apuração diária da corrupção e, por outro, os senhores do poder econômico  paraense ficam retidos em suas pequenas paróquias.




Enquanto isso as decisões mais importantes vão sendo tomadas a revelia desses atores locais e mesmo conquistas que foram conseguidas as duras penas nos últimos anos são objeto de questionamentos e, caso não se coloque a barba de molho e se privilegie, de fato, os ditos interesses estaduais, o Pará “unificado ou dividido” ficará novamente a ver navios.

Vocês devem estar se indagando do que se trata, vamos aos fatos.

Em meados de julho os dirigentes do Instituto Aço Brasil (IABr), entre os quais o empresário Jorge Gerdau, estiveram reunindo com o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Sr. Luciano Coutinho, o assunto eram os “estímulos do Planalto à Vale para montar siderúrgicas no país. Esses projetos são vistos com viés político e sem bases mercadológicas e econômicas (rentabilidade do capital investido)” (Valor Econômico, 22, 23 e 24/07/2011, pg. B8).

Para bom entendedor um segundo basta diz o ditado popular. O referido IABr ressalta no jornal Valor Econômico ainda outro aspecto: “os projetos ALPA (Aços Laminados do Pará)  e CSU (ambos da Companhia Vale), ainda não contam, até o momento, com sócios definidos” (Valor, 22/07, pg. B8), o que segundo o referido Instituto seria a prova de um movimento “somente de pressão política” para construção das referidas indústrias.

Alertamos aqui que a luta travada para verticalizar o processo produtivo do ferro no Pará (unido ou quebrado, não interessa), um dos frutos da luta travada pelos governos do PT (Lula e Ana Júlia), está ameaçado. Jatene e companhia são inaptos para negociar ou bater de frente com a poderosa Vale, por outro o governo Dilma enfrenta outras disputas distintas do governo Lula.

O PD13 se posiciona pela necessária pressão do PT estadual e de todas as lideranças estaduais pela construção imediata da ALPA, sabendo, como aqui já expomos, que o enorme peso do Pará na balança comercial brasileira, via exportação de ferro, é algo limitado no tempo e no espaço, necessitamos construir uma nova base industrial e a ALPA cumpre papel relevante para isso.

Porém, infelizmente novamente se poderá contemplar o “Pará ou Carajás do que pensou ter”, ou o “Pará ou Carajás do chupando o dedo”, a ALPA será um mero buraco no projeto de Distrito Industrial erguido em Marabá, e novamente podemos perder.

Ao tucanato nada importa, vivem do curto prazo e dos voos curtos, mas a nós paraenses partidos ou inteiros interessa o futuro e é fundamental exigir e pressionar pela construção da Alpa. 

4 comentários:

  1. Eu, como paraense do olho, espero que o vaticinado no texto não se cumpra, ou melhor, que a Vale cumpra seus compromissos assumidos com o governo estadual anterior, mas o alerta é importante.

    ResponderExcluir
  2. É dificil que na atual conjuntura a poderosa Vale se veja estimulada a construir a ALPA. Acho que, infelizmente, vai ser mesmo "chupar o dedo". Os de(puta)dos paraenses deveriam chamar uma sessão especial na "pocilga", ops, desculpem, Alepa, para indagar a Vale, bem é uma idéia gratuita e talvez alguém se interesse.

    ResponderExcluir
  3. Preocupados com estes movimentos e com a inércia do Governo do Psdb, que já quase havia perdido a Siderúrgica para o Maranhão, nós reunimos as lideranças políticas, fomos à Vale no Pará, e iremos à Vale Nacional. Além disso, já solicitamos audiência com o nosso Governo Federal, para que este tão importante e estratégico para o Brasil e especialmente para nós do Pará, possa efetivamente acontecer.

    ResponderExcluir
  4. Prezada Companheira Ana de Luta, temos confiança no governo Dilma e na capacidade do PT de pensar um Pará e Brasil Desenvolvido, com Distribuição de Renda e Riqueza e que a Amazônia possa ter no contexto brasileiro a expressão que tanto almejamos!

    ResponderExcluir