Espaço de debate, crônica crítica do cotidiano político paraense e de afirmação dos pressupostos de construção de um Pará e Brasil Democrático e Socialista!

Editor: José Trindade



terça-feira, 16 de agosto de 2011

London, London

"Oh Sunday, Monday, Autumn pass by me
And people hurry on so peacefully
A group approaches a policeman
He seems so pleased to please them
It's good at least, to live and I agree" 

(London, London: Caetano Veloso)

O ano era 1979, o nome Margaret Thatcher, a "Dama de Ferro", ou como em 2003 ruminava a revista da mediocridade brasileira (Veja):
"Margaret Thatcher é o melhor homem da Inglaterra." A frase é do ex-presidente americano Ronald Reagan, com quem "Maggie" formou uma dupla afinada. Quando ela assumiu o cargo, em 1979, a Inglaterra era a menos viável das nações industrializadas. Em onze anos e meio no poder, Thatcher privatizou furiosamente, peitou sindicalistas, encolheu o governo...
Nessa série de artigos à Carta Maior, torna vivo aos de pouca memória os reais motivos da atual onda de protestos da juventude inglesa, mostrando o quanto o aprofundamento da crise econômica e social no berço do capitalismo é uma explicação bem pouco aceita por aqueles que preferem acusar a juventude de ser "criminosa" ou "marginal", que o diga a Rede Globo!

Os anos de ouro do capitalismo já muito deixaram de existir e o refrão de Caetano na Londres da década de 70 parece cada vez um eco distante.


http://www.cartamaior.com.br/templates/index.cfm

Nenhum comentário:

Postar um comentário