Espaço de debate, crônica crítica do cotidiano político paraense e de afirmação dos pressupostos de construção de um Pará e Brasil Democrático e Socialista!

Editor: José Trindade



segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Sobre 2010

Postamos links de "visões" criativas ou críticas sobre o ano que se vai. E você o que nos diz de 2010?










Leonardo Boff pondera o quanto a atual crise econômica se inscreve enquanto crise humanitária. Fazendo uso de Polany ("A Grande Transformação") observa o quanto a lógica econômica subordina todas as outras esferas humanas, especialmente a política e a ética.



O episódio da prisão do dirigente do Wikilieaks, Julian Assange, expõe segundo Enio Squeff, a ponta do dente do Dragão: a paulatina fascitização das relações políticas internacionais, segundo ele a “ invisibilidade da internet não é o mesmo que a opacidade do poder invisível. Esse talvez tenha como controlar as ingerências que ele próprio, o poder, nunca imaginou, embora o tenha gerado. Será, quem sabe, e - por enquanto- uma batalha virtual, mas a detenção física do dirigente do WikiLeaks, se não destrói sistemas, pode ser o mote para o seu controle”.


Izaías Almada é escritor  e dramaturgo, no seu breve balanço das eleições presidenciais de 2010, pondera que a derrota do udenismo psdebista foi mais profunda e que “o Brasil viveu oito anos em apenas um e que poderemos viver uma “realidade mais alvissareira a partir de 2011”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário