Espaço de debate, crônica crítica do cotidiano político paraense e de afirmação dos pressupostos de construção de um Pará e Brasil Democrático e Socialista!

Editor: José Trindade



quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Luta Democrática, Cidadania e Desenvolvimento: PUTY Prefeito de Belém!


Não há maturidade sem juventude, nem futuro sem idealistas. O PT ao longo das últimas três décadas têm sido a voz das ruas, expressando e defendendo uma Belém democrática e cidadã. Na segunda metade da década de 1990 e na primeira metade da década de 2000, experimentamos a gestão da principal capital da Região Norte do Brasil. Chegou a hora de retomá-la!


O PT passa por intenso processo de renovação de seus quadros dirigentes. Em todo país serão novas lideranças que enfrentarão as velhas e carcomidas elites da tucanocracia e de sua privataria aliada. Jovens lideranças, porém já calejadas na construção de um novo futuro para o Brasil e suas respectivas municipalidades.

Lula, com sua enorme capacidade de compreensão de que o tempo é sempre o tempo das paixões e que a razão tem que ser a melhor conselheira do coração, soube influenciar para que na maior cidade do país, São Paulo, uma dessas novas lideranças fosse o nome escolhido para enfrentar o triunvirato PSDB/PSD/DEM. Fernando Haddad representa não somente a possibilidade de uma vitória histórica do PT em São Paulo, como também indica para o restante do Brasil um rico caminho a ser trilhado.

Da mesma forma Lula tem buscado atrair e propor novas lideranças, com a dupla característica de ser propositivo e ter carisma militante de esquerda, em outras cidades paulistas. É assim que Marcio Pochmann, atual presidente do Ipea, poderá ser um forte nome a concorrer a prefeitura da quarta maior cidade paulista: Campinas.

Claudio Puty converge esse conjunto de expectativas e capacidades com grande sobra. Sua experiência militante, acadêmica, administrativa e parlamentar nos possibilita vislumbrar uma forte chapa capaz de vencer as atrasadas elites locais, guarnecidas no tucanato e suas forças auxiliares.

O Brasil dos últimos nove anos buscou construir ou “germinar” um padrão diferenciado em relação ao seu histórico formato social excludente e ambientalmente degradador. Os governos Lula e Dilma ao combinarem politicas macroeconômicas gradualistas com políticas sociais ousadas iniciaram processo gradual de desconcentração da renda, com o uso, principalmente, de políticas mais fortes de transferência de renda e recuperação do salário mínimo em termos de ganhos reais aos trabalhadores.

Esses avanços ainda não estão consolidados, não nos enganemos que um novo modelo ainda não foi estruturado, somente algumas sementes de outro padrão foram semeadas, a capacidade dessas sementes germinarem e aflorarem estão na dependência dos próximos passos da sociedade brasileira.

A eleição para prefeito de Belém constitui momento chave para que a sociedade local e a militância do Partido dos Trabalhadores contribuam para que possamos efetivamente reforçar o projeto nacional, construindo localmente um projeto de Cidade Democrática e Cidadã. Os eixos desse projeto podem ser brevemente vislumbrados em cinco pontos:

i) O direito à cidade, isto é, o direito à participação nos processos deliberativos que dizem respeito à cidade, à coletividade urbana e ao uso dos bens públicos urbanos.

ii) O direito à mobilidade na cidade, isto é, a estruturação de política de transporte viária que democratize radicalmente o “ir e vim”, permitindo maior qualidade de vida e tempo de convívio familiar ao trabalhador de Belém.

iii) Efetiva democratização do uso do solo urbano, especificando o real cumprimento do Estatuto da Cidade (Lei federal 10.257/01) e o estabelecimento de controle da acumulação urbana e da especulação imobiliária, combatendo e regulamentando a apropriação predatória e excludente das terras urbanas e rurais.

iv) Políticas para Juventude enquanto principal componente de resgate da Cidadania Urbana. Integração de parcela considerável da população em amplo movimento de desenvolvimento social, tendo como base o esporte e a educação.

v) Políticas de urbanização, políticas de infraestrutura e políticas ambientais centradas nas áreas de maior vulnerabilidade, especificamente nos aglomerados subnormais que constituem 53% das áreas de habitação da Região Metropolitana de Belém.

Puty constitui o nome que possibilita ao Partido dos Trabalhadores retomar o governo da Cidade das Mangueiras, resgatando e assegurando a todos o direito à cidade. Velhos e novos desafios para construção de uma Belém Democrática e Cidadã.

5 comentários:

  1. A plataforma de boas intenções (longe de ser um Programa,ainda) é ótima. Mas, Zé, seamos realistas: o Puty não passa nem na Convenção do Partido. Nesta, a Municipal, tu sabes que sua (de vocês 2) tendência é minoritária. Agora, ir de Alfredo Costa é suicídio ou apenas o acomodamento de tentar barganhar a oferta de apoio no segundo turno a um Jordy, Priante ou Edmilson. Por isso eu coloquei no Face que o PT perdeu a chance da PMB pela fraqueza do governo estadual da DS. Desculpe-me, mas esta avaliação não é só minha. Ela existe na sociedade e tb dentro do PT.

    ResponderExcluir
  2. Prezado, é seu o direito de pensar que o mundo acaba a cada derrota eleitoral.

    Não sei de onde vocês deduziram que o governo estadual do PT "foi fraco". Veja só e se digne a fazer leitura das estatísticas deforma menos ideológica: os números comparativos dos quatro anos de Ana Júlia e os quatro anos de Jatene ou os doze do PSDB.

    Vale prezado(a) lembrar que na eleição de Edmilson do primeiro para o segundo mandato a eleição foi decidida em cima da linha, graças a central intervenção da militância do PT.

    Quanto a disputar e sermos minoritários, considero que o mundo político e a sociedade paraense está repleta de nomes inicialmente minoritários e que ao final foi vitoriosa.

    Por último, a avaliação é somente sua e não da sociedade, não podemos querer transformar nossos juízos de valor em falas de todos.

    Puty é o melhor nome para o PT enfrentar a tucanalhagem e sua privataria, assim como o sobrinho do Senador Metralha!!!

    ResponderExcluir
  3. Claudio e Zé estamos juntos nessa luta! Democracia e qualidade de vida não podem ser vistas como algo de um tempo qualquer. Democracia e desenvolvimento é luta para sempre.

    ResponderExcluir
  4. O grande problema de certos setores da militância é a fragilidade de assimilar e incutir no inconsciente as mensagens das velhas elites locais. Se não vejamos:

    1 - Com dois jornais que monopolizam a "imprensa escrita" e também televisiva como repassar para população uma verdade isenta... No governo Ana, como instrumento para pressão e para tentar barganhar eles trabalharam perfeitamente. Pergunto:,os restaurantes de ex auxiliares que hoje dão cartas, restaurantes luxuosos de publicitários, grandes áreas do nordeste do Pará, etc , etc. Muitos segmentos assimilam um ladrão, e fica calada é a síndrome do colonizador

    2 - Segundo, por erro estratégico de certos auxiliares, o PT tirou do tumulo, o atual governador, fato que para sua escolha, a briga interna em seu partido consolidou-se em muitas feridas; Sabemos a fama de seus auxiliares: Sidney Rosa, Tereza Cativo - é só observar os incentivos da Cerpa, Nilson Pito - é só pesquisar e mandar para PF no endereço do escritório político de sua mulher. Na Alepra, se fosse lá pelo oriente, já tinham tocado fogo devido o escândalo vergonho orquestrado pelas elites do PSDB e PMDB, hoje todos em silêncios Etc, etc. Porém, na imprensa golpista eles posam de bom mocinhos, mas isso não sai na mídia, ai a militância através dessas matérias pagas assimilam as meias verdades...

    3 - Na época de crise do PT, O LULA foi analisado pela imprensa Golpista como o político mais corrupto que existiu, e que por isso, o PT nunca mais se levantava. O que deu, o Partido dos Trabalhadores elegeu a Primeira Mulher Presidenta do Brasil, além de ser uma técnica....uma Técnica....

    Amigo Zé Raimundo precisamos entender que temos que construir um candidato com um projeto coletivo, com pessoas preparadas e com respeito nos segmentos dos movimentos sociais e na sociedade, na juventude, no meio empresarial com o objetivo de conquistar mentes e corações. Já visualizou o palanque com a presidente Dilma , o Companheiro Lula, e o Candidato do PT a prefeitura de BELÉM...

    O Puty é uma solução viável, vem se destacando tecnicamente, além de outros companheiros como no futuro, o seu caso. Mas, o puty terá que ser trabalhado com uma boa imagem, de técnico bem preparado, de jovem com perspectiva de enfrentar os problemas da Belém das Mangueiras, de fortalecer uma boa relação com os movimentos sociais , das comunidades de bairro, etc, e dentro também do Partido. Terá reais chances de ir para o segundo turno, e vencer as eleições.

    De um militante histórico e amigo

    ResponderExcluir
  5. Prezados, a luta é continua. O capitalismo sendo sistema de poder em algum momento cessará, a nossa luta é de longo prazo. Não estamos ou devemos pensar no curto prazo. Democracia e Socialismo....!!!

    ResponderExcluir