Espaço de debate, crônica crítica do cotidiano político paraense e de afirmação dos pressupostos de construção de um Pará e Brasil Democrático e Socialista!

Editor: José Trindade



sábado, 20 de novembro de 2010

Dois livros, um comentário: crônicas para Sábado


Por Zé Lins
Sábado, cerveja, praia e um bom livro. Nada de muito sério, mas algo encantador que fale com simplicidade das nossas vontades, proezas e paixões. Vão aqui duas dicas comentadas: uma de caribenhas veias, leitura grata e de universo amplo, falo de García Márquez e suas Crônicas; o segundo, também crônicas, dia-a-dia contado e cantado de nossas vidas e males, trata de nossa maior quimera e criação: o futebol. A crônica paraense, como o que aqui tudo se faz, regido a chuva, melancolia e bom humor, estala calor. Falo do Edson Coelho e sua “História da Galera”.

Muita gente diria que a crônica seria composição menor, quem assim pensa deve ler “Conto de Horror para a Noite de Ano-Novo”, o velho jornalista das Cartagenas de Indias, nos oferece uma pequena obra prima de “estarrecedor” bem viver. Como em toda inesperada noitada distante dos lençóis e colchões familiares, o inesperado e o fantástico se tornam peças próximas de nossos medos. O que impressiona no nosso “colombiano intimo” é quanto o jornalismo criativo não necessita de factóides e subterfúgios. Uma pena a tigrada daqui e quejandos não lerem o velho Garcia, deveriam fazê-lo e quando da construção do fantástico forem mais coerentes com a verdade e menos fiéis aos patrões das máquinas.

Bem, aqui estou eu falando mal de gente que usa e abusa da palavra e pedindo que leiam Gabriel. Que pretensão a minha!

Longe, porém, não vamos e, ali na esquina de casa, encontro o bom e bem jornalismo, cronista do aqui e agora.

Os bares, com certeza, nos fazem mais melódicos e conhecedores destas coisas boas da vida. Edson Coelho sabe mais que eu o quanto futebol e sábado são semelhanças idênticas de vida e viver. Do seu “História da Galera”, devidamente lidos com prazer, maneio, cerveja e sábado à tarde, tá lá “No meio do Caminho”, crônica de bem viver que a exemplo do mestre caribenho ressalta espanto e paixão, lado a lado.

Vai a dica do Proposta Democrática 13: Bom final de semana!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário