Espaço de debate, crônica crítica do cotidiano político paraense e de afirmação dos pressupostos de construção de um Pará e Brasil Democrático e Socialista!

Editor: José Trindade



sábado, 10 de dezembro de 2011

Política e Sociedade: Arte Maior


Por Zé Lins

Ao acessar o vídeo em que Lula conclama a juventude a fazer política, me pus algumas reflexões, as quais socializo, assim como busco indagar contra algumas obviedades colocadas no dia-a-dia brasileiro para entender porquê é assim.





Primeiramente cabe a observação da defesa da política. Bertold Brecht em conhecido poema (Brecht)  sabe do que fala, e isso sem remoer angústias ou se impor arrogante:

"Desconfiai do mais trivial, na aparência singelo. E examinai, sobretudo, o que parece habitual. Suplicamos expressamente: não aceiteis o que é de hábito como coisa natural, pois em tempo de desordem sangrenta, de confusão organizada, de arbitrariedade consciente, de humanidade desumanizada, nada deve parecer natural nada deve parecer impossível de mudar."

A política são muitos atos de discordância e muitos de aceitação, mas todos de encantamento pelo futuro e pela “impossível mudança”.

Não sei quando, talvez desde sempre, a “política” passou a ser tratada em nossas terras como algo mesquinho e pequeno. Desde muito, ao que nosso olhos enxergam se impôs uma cultura nacional desalentadora da política e dos políticos. Machado (Bosi), o gigante, ao lamentar o suicídio de Raul Pompéia (pretensamente por motivações políticas, INCRIVEL!!!), proclama:

"A política, é certo, veio ao seu caminho para lhe dar aquele rijo abraço que faz do descuidado transeunte ou do adventício namorado um amante perpétuo. A figura é manca; não diz esta outra parte da verdade, – que Raul Pompéia não seguiu a política por sedução de um partido, mas por força de uma situação. Como a situação ia com o sentimento e o temperamento do homem, achou-se ele partidário exaltado e sincero com as ilusões todas, – das quais se deve perder a metade para fazer a viagem mais leve, – com as ilusões e os nervos".

Mesmo nosso mais fantástico romancista abjurava em parte a política, submetendo o racionalismo necessário à razão da decisão sentimental, algo como achar que coração e cérebro jamais se encontrarão.

A política enquanto forma formidável de expressão humana parece ser uma estripulia sentimental nesses arcos dos trópicos, uma grande pena! Reencontrar o realce da cultura política com o melhor do viver cotidiano parece ser a tarefa de todos nós. A política é tão importante que não pode ser deixada na mão dos políticos, assim como a guerra é tão destrutiva que não pode ser entregue às mãos dos militares.

Tem razão Lula: cabe a juventude, cabe a sociedade, cabe ao cotidiano, fazer e se encantar com a política. Essa é a política maiúscula e necessária ao melhor viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário